Santa Maria, domingo, 16 de junho de 2024

Diretor do Criadouro São Braz recebe homenagem na Câmara

• 04/06/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (04), Sessão Solene de entrega da Comenda Chico Mendes. O prêmio, consolidado pela Lei Municipal nº 5622/2012, é destinada às pessoas ou entidades não governamentais de Santa Maria que se destacam em ação a favor da natureza, do meio ambiente e dos interesses ecológicos.

O vice-presidente do Legislativo, vereador João Kaus, conduziu os trabalhos à mesa, composta ainda com o secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, representando o prefeito municipal, Ten. José Vilmor Mambrin, representando a 3ª Divisão de Exército.

Na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia da Ecologia (05 de junho), o Poder Legislativo homenageia quem realiza ações em prol da preservação da fauna e da flora no município. A indicação do agraciado é feita pela Secretaria de Proteção Ambiental, Fundação Mo’Ã e Patrulha Ambiental da Brigada Militar de Santa Maria – PATRAM.

Em seu discurso de homenagem, o vereador Manoel Badke destacou o perfil do homenageado deste ano, Santos de Jesus Braz da Silva, mentor, proprietário e diretor do Criadouro Conservacionista São Braz. Natural de Quevedos, Braz veio para Santa Maria em 1982. Em 1985 ganhou o primeiro casal de pássaros, que lhe despertou o desejo de trabalhar junto aos animais. Assim começava a pequena criação nos fundos de sua casa, no bairro Passo D’Areia. Ao longo dos anos, a quantidade de animais aumentou e a necessidade de um espaço maior se tornou fundamental. Foi no distrito da Boca do Monte que Santos de Jesus Braz da Silva fundou o Criadouro São Braz. Também foi o idealizador do zoológico de Gramado. O projeto não tem fins lucrativos e conta com a parceria e doação de empresas e pessoas físicas para a manutenção do espaço e cuidados com os animais. As visitas são permitidas mediante agendamento prévio e dirigidas a escolas públicas e particulares. O homenageado preza pela cultura do cuidado à natureza, o amor aos animais e a educação ambiental, passando sua filosofia às crianças que visitam o local. De acordo com o proprietário, 68% dos animais do criadouro são adotados e possuem “padrinhos” que destinam recursos para os cuidados necessários. No criadouro são encontradas espécies raras ou ameaçadas de extinção.

Ao agradecer a honraria, Santos de Jesus Braz agradeceu aos familiares, aos amigos e a todas as pessoas que se dedicam no auxílio para a manutenção do Criadouro. O homenageado relatou a caminhada ao longo dos anos para legalizar o criadouro conservacionista junto aos órgãos competentes. Fez menção ao doador do terreno onde hoje se localiza a propriedade, registrando sua gratidão. As dificuldades no percurso também foram relembradas por Braz. Destacou a pessoa de Paulo Cechin, ex-secretário de Turismo do Município, que deu apoio e condições para que o criadouro se desenvolvesse. O homenageado cobrou o respeito e o amor pelos animais, destacando esses sentimentos como fundamentais para a preservação das espécies.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty