Santa Maria, domingo, 16 de junho de 2024

Comissão de Saúde e Meio Ambiente visita o Aterro Sanitário de Santa Maria

• 06/06/2013

Os vereadores Luiz Carlos Fort, Manoel Badke, Dr. Tavores, Maria de Lourdes Castro e Pastor João Chaves, integrantes da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, estiveram, na manhã desta quinta-feira (06), na Central de Tratamento de Resíduos Sólidos da Caturrita. A visita, motivada pelos parlamentares em reunião que discutiu a ampliação do aterro sanitário do município, foi orientada por funcionários da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), empresa que opera o local, e teve a participação de representantes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Fundação MO’Ã, Associação Padre Daniel Cargnin (Apedac) e moradores da região.

O coordenador comercial da CRVR, Leomyr de Castro Girondi, apresentou a empresa ao grupo e explicou o processo de tratamento de resíduos no local, que é dividido em três módulos: triagem, sistema de disposição final e sistema de tratamento de efluentes, todos de acordo com a nova Política Nacional de Resíduos Sólidos. Ressaltou que a empresa aposta em aterros sanitários regionais pela facilidade econômica e o maior controle na destinação e disposição final do resíduo. Quanto à ampliação do aterro, explicou que Santa Maria é uma cidade em expansão e que o aumento da geração de resíduos é maior que o crescimento das cidades, além de estar também ligado ao aumento do poder aquisitivo da população. Assim, a solicitação visa atender aos dias críticos de recebimento de resíduos. Hoje, o aterro sanitário do município possui licença para 300 toneladas/dia e nove mil toneladas/mês. Com a ampliação, o aterro poderá receber 500 toneladas/dia.

O vice-presidente da comissão, vereador Manoel Badke, demonstrou preocupação quanto ao aumento de resíduos vindos de outros municípios. Para ele, o ideal seria trazer o mínimo necessário, para não prejudicar a cidade e aumentar a vida útil do aterro, e fazer parcerias com a prefeitura a fim de incentivar na população a separação do lixo domiciliar urbano. A vereadora Maria de Lourdes Castro se mostrou ciente da realidade dos aterros sanitários regionais e da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Porém, exaltou que é preciso garantir a funcionalidade da gestão e a qualidade de vida das pessoas que moram próximas à região. Ao final da reunião, o diretor operacional da CRVR, Adriano Locatelli, guiou os visitantes pelas instalações do aterro sanitário.

Texto e fotos: Daniela Huberty