Santa Maria, domingo, 16 de junho de 2024

Legislativo concede Prêmio Consciência Ecológica

• 06/06/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta quinta-feira (06), sessão solene de entrega do Prêmio Consciência Ecológica. Consolidado pela Lei Municipal nº 5622/2012, é destinado às empresas públicas ou privadas, entidades governamentais e/ou de ensino ou organizações não governamentais (ONGs), sediadas no município de Santa Maria, que apresentarem ações efetivas na defesa, promoção, preservação e recuperação do meio ambiente, incluindo ações de educação ambiental.

A cerimônia foi conduzida pelo vice-presidente do Legislativo, vereador João Kaus. O secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, representando o prefeito municipal, Cezar Schirmer, compôs a mesa de honra, juntamente com os premiados da noite.

Três projetos foram premiados e receberam certificados institucionais como reconhecimento às iniciativas. O secretário de Proteção Ambiental entregou o certificado de primeiro lugar para a professora da Universidade Federal de Santa Maria, Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, pelo tema “Desenvolvendo Ações Sustentáveis: o caso da Associação Tradicionalista Estância do Minuano”. Em segundo lugar, recebeu a certificação através do vereador Manoel Badke, o senhor Anencir Filho, da empresa Icosaedro Construções, com o tema “Inclusão de sistema de preservação do meio ambiente em empreendimentos de construção civil”. Por fim, o terceiro colocado no prêmio foi a diretora da empresa AJM Empreendimentos Imobiliários, Andrieli Militiz Ferrari, pelo tema “Loteamento Fechado em Condomínio Residencial”, que recebeu a certificação através da vereadora Marta Zanella, presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura e Lazer.

Na apresentação do prêmio, a vereadora Marta Zanella dividiu a tribuna com o secretário Luiz Alberto Carvalho Junior, destacou a importância de prestigiar ações de desenvolvimento sustentáveis realizadas no município de Santa Maria, os quais são o cerne do Prêmio Consciência Ecológica, dando visibilidade às boas ações desenvolvidas, para que novas e promissoras atitudes sejam fomentadas frente ao meio ambiente. Marta Zanella destacou a preocupação com a ecológica a partir de iniciativas nacionais e mundiais, como a Eco92, a Rio +10, o Protocolo de Kioto, entre outros. A vereadora também destacou que as questões de sustentabilidade e proteção à natureza não deve ser uma iniciativa apenas do poder público, mas de cada cidadão do planeta. Destacou o prêmio concedido pelo Legislativo de Santa Maria como de grande importância para mudar a realidade em que vivemos.

Luiz Alberto Carvalho Junior destacou os premiados desta edição, sob a ótica da importância de ações como a Eco Eficiência, que busca minimizar os impactos ambientais causados pelas empresas. O secretário também destacou a importância de ações como plantio de árvores, economia de água e separação do lixo para a manutenção da qualidade de vida.

O vereador João Kaus encerrou a sessão solene, destacando a importância da participação e divulgação de outras iniciativas semelhantes, que garantam a sustentabilidade e preservação do planeta.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty