Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Força-tarefa do Legislativo na ponte da Caturrita

• 07/06/2013

No final da sessão plenária desta quinta-feira (5), o vereador João Carlos Maciel levantou o assunto a respeito da interdição do viaduto, no Km Zero, que liga Santa Maria a são Martinho da Serra, no trecho da ERS-516. Recentemente a ponte foi fechada por questões de segurança dos condutores e pedestres, devido a buracos e rachaduras na estrutura da ponte. Com isso, por iniciativa do presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, os vereadores formaram uma força-tarefa para dar resposta imediata e viabilizar alternativas para este trecho, para que os moradores possam se locomover com segurança no trajeto.

Conforme relatos da comunidade, o tráfego de veículos e pedestres está prejudicado. A solução encontrada é usar um desvio. No entanto, para utilização do trecho, é necessária liberação a América Latina Logística (ALL). De acordo com a moradora Cristiane da Gama Silveira, a comunidade já se mobilizou para solucionar o problema, quando formalizaram a situação junto ao Poder Legislativo.

Após a mobilização do presidente Marcelo Bisogno, uma comitiva de parlamentares visitou o local nesta sexta-feira (07). A força-tarefa contou com o apoio de secretarias municipais de Santa Maria e representantes da prefeitura de São Martinho da Serra. O grupo vistoriou as condições da ponte e discutiu possíveis soluções para o problema. Também estiveram presentes o presidente da Associação de Transportadores Urbanos de Santa Maria (ATU), Luis Fernando Maffini, o engenheiro do Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (DAER) em Santa Maria, Dalton Garcia.

Segundo o DAER, o problema é antigo e o trânsito de veículos pesados era constante, ocasionando em rachaduras e buracos. O órgão fez pedido de interdição do trânsito há dois dias. A equipe de engenheiros do DAER, Superintendência de Obras de Arte (SOA), vai fazer uma nova vistoria na segunda-feira (10). Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, deve ser feito um estudo para ver quais tipos de veículos poderão ser liberados para utilizar o trecho alternativo, já que o mesmo não tem condições de tráfego de caminhões, que serão desviados para o trajeto bairro Nova Santa Marta em direção para o bairro Caturrita. O presidente da Câmara de Vereadores sugeriu que o trecho seja sinalizado pela ALL, devido ao fluxo de trens.

A ALL já realizou vistoria nos trilhos, localizados há cerca de 100 metros da ponte, dando condições para que a prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços possa realizar as melhorias necessárias. O próximo passo é a instalação de tubos no local e nos arredores, o que deve bloquear a passagem de veículos.

Texto e fotos: Cristian Cunha