Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Legislativo participa de discussão sobre aeroportos civis, em Porto Alegre

• 10/06/2013

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno, participou na manhã desta segunda-feira (10) de mesa redonda para discutir o plano de investimentos em aeroportos regionais e os gargalos enfrentados pela aviação geral no Brasil. A reunião aconteceu na Assembleia Legislativa e contou com a participação de membros da subcomissão especial de Aviação Civil na Câmara dos Deputados, vinculada à Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (CINDRA). A Cindra é presidida pelo deputado federal Jerônimo Goergen. A vereadora Sandra Rebelato também participou do encontro.

Convidado a compor a mesa, o presidente do Legislativo destacou pontos importantes para que a aviação civil seja realidade no município. Bisogno destacou o fator negativo da alíquota dos custos de combustíveis, que, no Rio Grande do Sul, corresponde a 17%, o que gera entrave financeiro para as empresas. O vereador destacou o projeto elaborado pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviço de Santa Maria (Cacism), em parceria com o Recanto Maestro, entregue à prefeitura no mês de março, contendo o projeto arquitetônico da reforma no terminal de passageiros do aeroporto civil da cidade.

De acordo com o Programa de Investimentos em Logística Para Aeroportos, lançado no fim do ano passado pela presidente Dilma Rousseff, o Rio Grande do Sul receberá R$ 310,8 milhões para investimentos em 15 aeroportos regionais. Para Bisogno, a existência do aeroporto civil é fundamental para o desenvolvimento de Santa Maria. “Estamos em uma cidade que é a quinta maior do Estado, temos inúmeras universidades e o segundo contingente militar do Brasil. Tudo isso são fortes razões para que Santa Maria ofereça transporte aéreo de qualidade e a preços dentro da realidade. Esta é mais uma bandeira dos parlamentares de Santa Maria, além das duplicações nas rodovias e da articulação pelo traçado da Ferrosul”, destaca.

Após o debate na Assembleia Legislativa, os parlamentares foram recebidos pelo vice-governador, Beto Grill, no Palácio Piratini, para tratar sobre a redução da alíquota dos combustíveis das aeronaves. Grill informou que o tema já está na pauta do governador Tarso Genro e será discutido em breve.

Texto: Ana Bittencourt