Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Comissão de Saúde e Meio Ambiente discute concessão de passagens para pacientes em tratamento no HUSM e situação do Serdequim

• 13/06/2013

Na tarde desta quinta-feira (13), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente recebeu o representante do Instituto Educacional de Santa Maria, Fernando Soares, para discutir a concessão de passagens para as crianças e adultos do Lar Acalanto que realizam tratamento no Hospital Universitário de Santa Maria. Cristiano Mesquita, tesoureiro do Lar Acalanto e usuário do transporte público municipal, também participou da reunião, apresentando aos vereadores que a insuficiência de passagens já gerou o abandono do tratamento de 40% dos pacientes da entidade. O presidente da Comissão, vereador Luis Carlos Fort, se comprometeu a agendar reunião com a Secretária da Saúde, Anny Desconzi, e com representantes da Associação dos Transportadores Urbanos de Passageiros de Santa Maria, a ATU, para discutir adequação no gerenciamento das passagens.

O Lar Acalanto é uma organização não governamental e sem fins lucrativos, fundada em 1999, que atende crianças e adultos soropositivos. Atualmente, o Lar possui 19 famílias cadastradas, num total de 66 beneficiados, sendo que 34 são crianças com idade de 0 a 12 anos e 32 são adultos. Esta é a segunda vez que representantes do Lar procuram o Legislativo para resolver tal situação.

Ainda durante a reunião, os vereadores Luiz Carlos Fort, Manoel Badke, Dr. Tavores, Dra. Deili, Maria de Lourdes Castro, Pastor João Chaves e Jorge Trindade, integrantes da Comissão, receberam o representante do Serviço de Recuperação de Dependentes Químicos (Serdequim/HUSM), Carlos Antonio Oliveira. O representante buscou apoio dos parlamentares, pois o espaço de internação teria sido fechado pelo Hospital. O possível fechamento deve-se à falta de leitos, já que desde a desativação de uma das alas do setor psiquiátrico do Husm para reformas, em junho do ano passado, o Serdequim está funcionando juntamente com a unidade Paulo Guedes. De acordo com Carlos Oliveira, o local é inadequado para atendimento dos pacientes. O vereador Luiz Carlos Fort, presidente da Comissão, irá agendar reunião com o diretor clínico do Husm, Arnaldo Teixeira, para debater a situação. O representante do Serdequim também buscou apoio para dar continuidade à revista “100% Sobriedade” que teve sua última edição impressa em agosto de 2012.

Texto e fotos: Carolina Bonoto