PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Sessão plenária ordinária


  • 02/07/2010
Compartilhe:

Na tribuna livre da sessão desta quinta-feira, o pastor João Oliveira de Souza, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus, destacou as atividades desenvolvidas durante os 80 anos de presença em Santa Maria. Com as galerias do plenário lotadas, o pastor enfatizou que a Igreja é uma instituição religiosa pertencente ao movimento pentecostal, estando presente em mais de cem nações.
A Assembleia de Deus, que existe em Santa Maria desde 1929, tem como missão proclamar evangelho pleno de Jesus Cristo. Através de múltiplos departamentos, são desenvolvidos inúmeros projetos, tais como retiros, palestras, acampamentos, escola de música e escola bíblica. O pastor informou que a Igreja está viabilizando a instalação da casa de reabilitação em apoio a dependentes químicos e de bebidas alcoólicas. Ao final do pronunciamento, houve apresentação do coral feminino da igreja.
Em comunicação de liderança do PMDB, o vereador Isaias Romero declarou estar feliz com a presença de membros da igreja. “Nunca vou deixar de frequentar a igreja. Sou evangélico assumido”, observou. Destacou que o prefeito Schirmer, em audiência com a presença do pastor João, assegurou auxílio aos projetos da Assembleia de Deus, especialmente o referente à criação da casa de reabilitação.


LDO passa pela primeira discussão

Na sessão desta quinta-feira aconteceu a primeira discussão de projeto de lei do Executivo, que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da lei orçamentária de 2011. A LDO vai para segunda discussão na terça-feira (06)
.
Aprovação – Os vereadores aprovaram o projeto de lei, do vereador Jorge Trindade, que considera de utilidade pública municipal a ONG Associação de Hanseníase – Lepra – HLDCC. Segundo o vereador, a ONG (localizada na vila Urlândia) auxilia muitas pessoas vítimas da doença.


Resumo dos pronunciamentos

Maria de Lourdes Castro (espaço de comunicação da Comissão de Políticas Públicas) fez esclarecimentos a respeito da tragédia que ocorreu na vila Vitória, na última semana, quando houve rompimento de cano e alagamento de residências. Ao destacar que a Comissão está acompanhando a situação, enfatizou que a Corsan cumpre seu papel de dar assistência às famílias. “A Corsan está cumprindo verdadeiramente aquilo que se comprometeu”, observou, informando que moradores estão abrigados em hotel no centro da cidade e o transporte escolar faz deslocamento das crianças até o estabelecimentos de ensino.

Manoel Badke (comunicação de liderança do DEM) informou que o prefeito Schirmer sancionou o projeto de lei, aprovado na Câmara e de sua autoria, que considera de utilidade pública municipal a Associação Evangélica “Educar e Crescer”. Badke destacou que a Associação realiza inúmeros projetos sociais.

Tubias Calil (PMDB) elogiou a Igreja Evangélica Assembleia de Deus pelos projetos desenvolvidos em Santa Maria há 80 anos. Tubias relatou que o pai do vereador João Carlos Maciel foi pastor da Igreja por muitos anos. O vereador observou que muitas pessoas conseguiram se livrar do vício das drogas graças a atuação da Igreja. “Isso nos faz como homens públicos respeitar cada vez mais o trabalho dos evangélicos”, observou.

Marion Mortari (PP) lembrando o Dia Nacional dos Bombeiros – 02 de julho - parabenizou os profissionais que arriscam suas vidas para salvar o próximo. “Trabalham sem medir esforços para seu dever cumprir”, observou, acrescentando que os governantes, em diferentes esferas, deveriam fornecer melhores condições de trabalho aos bombeiros. Registrou que, no último domingo, esteve na colônia Pinheiro, e conversou com inúmeros moradores os quais reclamaram da falta de atenção do Executivo ao produtor rural.

Sandra Rebelato (PP) destacou a emoção em receber, na Câmara de Vereadores, integrantes da Igreja Evangélica Assembleia de Deus. “Dou meu testemunho da fé que alimenta o coração de vocês. Em 1995, meu filho se acidentou e esta igreja fez corrente de orações durante os 42 dias que ele esteve na CTI”, relatou.

Isaias Romero (PMDB) enfatizou ações do governo Schirmer, especialmente as obras no túnel da Avenida Rio Branco e a transferência dos informais para o shopping independência. Parabenizou o vice-prefeito, José Farret, que está conseguindo normatizar atendimento na área da saúde. “Sei que precisa melhor, mas hoje se pode dizer que a saúde está passando por um bom momento”, ponderou. Informou que, na manhã desta quinta-feira, conversou com o secretário Sérgio Medeiros, que se disponibilizou em conversar com os demais vereadores sobre as propostas de mudanças no trânsito de Santa Maria.

Jorge Trindade (PT) ressaltou a liderança do pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus que, em Santa Maria, tem cerca de 12 mil fiéis. Informou que, no próximo domingo (4), acontece grande festa junina no distrito de Arroio Grande. Jorge Trindade, que é professor de geografia, está mapeando a região de Camobi para auxiliar a prefeitura na localização de demandas na região leste.

Luiz Carlos Fort (PT) iniciou cumprimentando os evangélicos presentes à sessão pela comemoração dos 80 anos de fundação de sua igreja em Santa Maria. Amigo pessoal do pastor João Oliveira, Fort disse que mesmo sendo mórmon tem com os evangélicos uma excelente relação de amizade e fraternidade. Fez um apelo aos eleitores santa-marienses para que votem nas eleições proporcionais deste ano em candidatos de Santa Maria, pois, segundo entende, os partidos locais têm uma excelente nominata a oferecer. Quanto mais representantes locais forem eleitos, explicou, mais possibilidades de buscar recursos teremos. Por último, fez um apelo para que os candidatos façam uma campanha “de alto nível, sem agressões pessoais”.

Manoel Badke (Dem) também abordou o tema da eleição e lembrou que seu partido apresenta como candidatos à Assembleia Legislativa e à Câmara dos Deputados dois democratas ligados à Santa Maria, um nascido e residente na cidade e outro cuja família é do vizinho município de Silveira Martins. Na mesma linha do petista Fort apelou por uma campanha “sem agressões pessoais entre os adversários”. Já na campanha para a presidência, elogiou a escolha do deputado do Democratas carioca, “com uma larga experiência na atividade pública, apesar da juventude dos seus 40 anos”.

Werner Rempel (Independente) reclamou do Executivo municipal sobre a reativação da Comissão da Paisagem Pública Municipal (CPPM), organismo criado pelo Código de Posturas com o objetivo de impedir a poluição visual da cidade. Salientou que em todas as cidades do mundo há esta preocupação, pois a paisagem urbana não pode passar uma ideia opressiva aos seus moradores e visitantes. Durante o governo do petista Valdeci Oliveira, do qual Werner Rempel era vice-prefeito, lembrou que a Comissão se reuniu com regularidade durante os quatro anos de seu mandato e muitos avanços foram conquistados na defesa da paisagem urbana local. Sugeriu que a remoção dos camelôs da Avenida Rio Branco e entorno da Praça Saldanha Marinho é uma grande oportunidade para o prefeito Schirmer tomar esta iniciativa.

Admar Pozzobom (PSDB) fez três registros elogiosos: à Igreja Evangélica de Santa Maria pelos seus 80 anos de fundação, à Cacism pela comemoração de seu 113º aniversário, e aos novos conselheiros do Conselho Tutelar da região centro, eleitos na última quarta-feira (30). Relatou a visita que fez ao Shopping Independência, em companhia do Prefeito Municipal, testemunhando a satisfação dos camelôs com o seu novo local de trabalho e a transformação positiva na paisagem do centro com a remoção dos ambulantes efetivada na semana passada. Segundo Admar Pozzobom esta é mais uma das promessas de campanha que está sendo cumprida pelo prefeito Schirmer nos sentido de “tornar Santa Maria uma cidade mais bonita e agradável de se viver”. Em comunicação de liderança falou sobre a convenção de seu partido no último domingo, “que teve a participação de mais de três mil pessoas e, igualmente, sugeriu uma campanha civilizada e de alto nível”. Entende que, pela primeira vez, os três maiores partidos gaúchos poderão comparar as realizações dos seus governos, uma vez que, tanto PT como PMDB e PSDB, já governaram o Estado.

Maria de Lourdes (PMDB) iniciou parabenizando a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Jane Sassi, pela organização da eleição dos novos conselheiros do Conselho Tutelar da região centro, na última quarta-feira (30). Elogiou os ex-prefeito Valdeci Oliveira e o atual prefeito Cezar Schirmer pelas iniciativas na implantação do shopping popular de Santa Maria. O primeiro por ter iniciado o processo e o segundo pela forma responsável e respeitosa como administrou a transferência dos camelôs da Avenida Rio Branco para o seu novo e digno local de trabalho. No balanço entre o direito individual e o direito público, a vereadora entende que o resgate deste segundo não representa a impossibilidade de trabalho do primeiro. Esta compreensão houve por parte daqueles trabalhadores, entende a vereadora, “em que pese o medo inicial devido à mudança”. Depois de novamente parabenizar a todos os agentes do processo, Maria de Lourdes convidou a população a conhece o novo espaço colocado à disposição da cidade.

Helen Cabral (PT) também saudou os membros da Igreja Evangélica que assistiam à sessão, lembrando que na condição de professora da Escola Walter Jobin, no Bairro Itararé, tem uma relação de longa data com a comunidade dos evangélicos santa-marienses. E também parabenizou os novos conselheiros do Conselho Tutelar da região centro eleitos nesta quarta-feira (30). Comentou a matéria publicada na edição desta quinta-feira (1º) dom jornal A Razão, onde é abordada a dificuldade de os partidos brasileiros conseguirem preencher em suas nominatas a cota obrigatória de 30% para candidatas mulheres. Na reportagem, o texto atribui a dificuldade detectada a dois fatores: as mulheres estariam se negando a desempenharem o papel de “candidatas- laranja”, apenas para que os partidos atendam formalmente a exigência, e aos partidos, que não dão à participação militante das mulheres o devido reconhecimento”. Helen defendeu modificações na legislação eleitoral, preconizando o percentual de 5% do fundo partidário para a formação política das mulheres.

João Carlos Maciel (PMDB) também saudou a comunidade evangélica presente e relatou a sua ligação familiar com a confissão. Seu pai foi pastor evangélico e uma irmã dirigiu um abrigo da Igreja por mais de três décadas. E pregou que não basta a pessoa declarar-se com Deus, mas que também precisa saber “se Deus está com ela”. A seguir o vereador iniciou o que concluirá nas próximas sessões, que é um levantamento de todas as leis de sua autoria aprovadas desde o seu primeiro mandato na legislatura passada. Citou a lei que reduziu o tempo máximo de permanência em filas de banco, a obrigatoriedade de os estabelecimentos bancários disponibilizarem a seus clientes bebedouros e banheiros, a instituição dos dias municipais “do idoso” e “da empregada doméstica”, entre outras. Segundo ele, se tais leis não estão sendo cumpridas, isto não se deve à Câmara de Vereadores “que não tem o poder de fiscalização”. Voltou à tribuna em comunicação de liderança para, em nome da base de apoio, para saudar o Executivo “pelo cumprimento de algumas missões, neste momento de muita alegria de todos nós”. Referiu-se basicamente á questão do Shopping Independência, também testemunhando a satisfação da maioria dos comerciantes lá instalados. Sobre a modificação, já verificada na paisagem do centro, disse “que nem por mim passava a grandeza desta transformação, a redescoberta do pulmão visual do centro de Santa Maria”. E que deverá, segundo ele, melhorar ainda mais com as obras de revitalização da Avenida Rio Branco.

Jorge Ricardo (PRB) viu na sessão desta quinta-feira (1º) “uma tarde iluminada”, referindo-se à presença em plenária de uma representação da comunidade evangélica em razão da comemoração dos 80 anos de fundação. Pastor da Igreja Universal, Jorge Ricardo salientou “que muitos de nós temos raízes evangélicas”. A começar por ele, conforme contou, que tem diversos familiares ligados àquela confissão. A seguir relatou novas atividades de seu gabinete itinerante na periferia da cidade e agradeceu a providência do secretário de obras do município, Haroldo Pouey, que atendeu uma solicitação sua, de conserto na rede de esgoto de uma rua no Bairro Itararé. Também para aquele bairro, Jorge Ricardo está solicitando a recuperação da Rua Tapas, “que se encontra totalmente abandonada”. Por fim, comentou a precariedade das calçadas do centro da cidade, “com muitos buracos e desníveis”.

Texto: Clarissa Lovatto e Beto São Pedro

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços