Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Câmara sedia audiência pública pelo traçado da Ferrosul

• 14/06/2013

A Câmara de Vereadores sediou, na manhã desta sexta-feira (14), audiência pública para tratar sobre a Ferrovia Norte-Sul. Promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, com apoio da Câmara de Vereadores, a audiência lotou as galerias do Plenário Coronel Valença.

Além do presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, estiveram à mesa de honra os deputados estaduais Valdeci Oliveira, proponente do encontro, Jorge Pozzobom, Raul Carrion e Altemir Tortelli, a engenheira do DNIT, Rita de Cássia Zignani, o representante da Associação dos Ferroviários, Franklin de Carvalho, o presidente do CDL/SM, José Gonçalves de Lima e o engenheiro da Valec Engenharia, Francisco Farias.

Participaram lideranças políticas da cidade e da região e representantes dos governos estadual e federal, além da comunidade. A audiência pública discutiu a inserção da região central no debate sobre o traçado da ferrovia Norte-Sul. Entre os pontos positivos para que a cidade de Santa Maria seja incluída no trajeto, foram citadas a localização estratégica do município e as malhas ferroviárias já existentes.

Durante a audiência, a empresa Valec Engenharia apresentou o projeto da ferrovia. Os deputados sugeriram o encaminhamento para a criação de um comitê para desenvolver estudos sobre o tema.

A TV Câmara, canal 16 da Net Santa Maria, irá exibir a audiência na íntegra, em data a ser divulgada.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Rúbia Keller