Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

A audiência pública discute a carga horária dos enfermeiros

• 14/06/2013

Na tarde desta sexta-feira (14), ocorreu uma audiência pública no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, onde foi discutida a diminuição da carga horária dos trabalhadores de enfermagem (enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem). A atividade foi promovida pela Frente Parlamentar em defesa das 30 horas para a classe dos enfermeiros municipais, estaduais e federais que cumprem 40 horas semanais.

Estiveram presentes à mesa o presidente da Câmara de vereadores Marcelo Zappe Bisogno, o coordenador estadual da Frente Parlamentar, deputado Valdeci Oliveira, o coordenador municipal da Frente Parlamentar, vereador Luciano Guerra, o presidente do Sindicato de Saúde do Rio Grande do Sul, Gilmar França, a representante do Sindicato dos Enfermeiros - RS, Claudia Santos, a representante da 4° Coordenadoria Regional da Saúde de Santa Maria, Ilse Melo, a diretora dos enfermeiros do Hospital Universitário de Santa Maria, Soeli Guerra e a vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Santa Maria, Helena Teixeira.

Na sessão foi discutido o projeto de Lei que diminui a carga horária da categoria e sua importância para os trabalhadores, já que Santa Maria tem ampla rede hospitalar e um grande número de profissionais na área. Também foram discutidas melhores condições de trabalho e a valorização dos enfermeiros. Outro tema discutido foi a manutenção do salário e a garantia de que ele não será diminuído, devendo haver a adaptação de acordo com acordo com a carga horária.

Com isso os municípios do Estado estão se mobilizando para criar movimentos, com o objetivo de pressionar o Governo Federal para aprovação do Projeto de Lei que diminui a jornada de trabalho dos enfermeiros.

A TV Câmara, canal 16 da Net Santa Maria, irá exibir a audiência na íntegra, em data a ser divulgada.

Texto e fotos: Cristian Cunha