Santa Maria, quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Semana da Não Violência Contra Pessoa Idosa realiza palestras

• 18/06/2013

Nesta quarta-feira (19), a Câmara de Vereadores realiza atividade alusiva a IV Semana Municipal de Conscientização da Não Violência Contra a Pessoa Idosa, a partir das 14h, no Plenário Coronel Valença.
Instituída pela Lei Municipal nº 5222, de 31 de agosto de 2009, a Semana é promovida pela Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores, Conselho Municipal do Idoso (Comid), Ulbra e Delegacia de Proteção ao Idoso. A programação completa encerra no dia 21 de junho e prevê visita a instituições de longa permanência, atividades, físicas, culturais e recretivas.

Confira a programação desta quarta-feira, na Câmara:

14hs - Abertura do evento com as autoridades convidadas.
Promoção da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, Secretaria de Município da Saúde, Secretaria da Juventude, Esporte, Lazer, Idoso e Criança, Delegacia de Proteção da Pessoa Idosa e Conselho Municipal do Idoso, Câmara Municipal de Vereadores, em cumprimento a Lei Municipal 5222/2009.

14h15 - Explanação das Competências do Conselho de idoso.
Palestrante: Sr. Wilson Abascal Pastorini - Diretor Administrativo e Financeiro da Secretaria Municipal dos Direitos Humanos de Porto Alegre, apoiador do Conselho Estadual do Idoso e participou da construção da base legal do Fundo Municipal para pessoa Idosa de POA.

15hs – Palestra: O Papel da Vigilância e Saúde na ILPs para Idoso - Instituição de Longa Permanência.
Palestrantes: Equipe da Superintendência da Vigilância e Saúde de Santa Maria.
A atividade vai abordar as atribuições e previsão legal das ações de Vigilância em Saúde; Qualidade e risco em serviços de interesse da saúde; Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria: Histórico e Estrutura; Atuação da Vigilância em Saúde junto às ILPIs.

15h45 Intervalo - coffee break

16h - Vigilância e Saúde nas ILPS – continuação

17h - Apresentação da Proposta do Selo de Qualidade para ILPs para Idoso.
Palestrante: Vereadora Sandra Rebelato: autora da Lei Municipal 5563 de Dezembro de 2011, que dispõe sobre a implantação do selo de qualidade ao atendimento ao idoso no âmbito de Município de Santa Maria.

18h - Encerramento.

Texto: Ana Bittencourt