Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Vereadores deliberam por instauração de Comissão de Ética e convocação de donos da boate Kiss

• 25/06/2013

A sessão ordinária desta terça-feira (25) foi suspensa no espaço do grande expediente, quando centenas de pessoas ingressaram nas galerias no Plenário. O presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno, destacou reconhecimento do Legislativo à mobilização e solicitou formação de comitiva para dialogar com o Parlamento. Os movimentos pediram anulação da CPI instalada no Legislativo para investigar e apurar fatos e atos relacionados ao incêndio na boate Kiss. Destacaram, ainda, a necessidade de reforma política e revisão da tarifa do transporte coletivo.

Flávio da Silva, coordenador do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, pediu investigação de todos os vereadores integrantes da CPI, bem como anulação da Comissão em curso e criação de nova CPI com composição de vereadores da oposição. Flávio enfatizou que o Movimento quer cassação dos vereadores da CPI e do prefeito Cezar Schirmer.

Após ouvirem as manifestações, os vereadores se reuniram, por mais de uma hora, na sala da presidência. Às 18h50, o vereador Werner Rempel, em nome do conjunto dos vereadores, externou o posicionamento do Legislativo.

- em relação à CPI da Kiss, será instaurada comissão de ética e decoro parlamentar para investigar postura do vereador Tavores (DEM) na última oitiva e o conteúdo das gravações;

- reiterou que a presidência da Câmara disponibilizou áudio da gravação no site do Legislativo;

- convocação dos sócios da boate Kiss para comparecer à CPI;
- em relação ao transporte coletivo, a Comissão de Serviços Públicos marcou audiência pública para o dia 1º de julho, às 9h, para tratar sobre preço da passagem no transporte coletivo.

O vereador Werner Rempel enfatizou que a Câmara de Vereadores é Casa do todo com representação de praticamente todos os pensamentos políticos que existem em Santa Maria. “Essa Casa Democrática é a única que tem possibilidade de recebê-los desta forma e desta forma conversarmos”, destacou.

Carina Correa, do Movimento Santa Maria do Luta à Luta, utilizou a tribuna e pediu que cada vereador, individualmente, se manifestasse favorável ou não pela anulação da CPI.

Sessão Plenária Ordinária, 25 de junho de 2013

Tribuna livre: O espaço foi utilizado por Jean-Pierre Ávila, da Associação Voleibol Futuro (AVF), que divulgou atividades desenvolvidas para promover a modalidade esportiva. A Associação representou Rio Grande do Sul nos jogos abertos brasileiro na modalidade feminina com participação de equipe da AVF.

Neste domingo, às 16h, inicia campeonato estadual feminino com participação de equipe da AVF. Jean enfatizou que a meta da AVF é ser projeto de referência ao aliar esporte e educação nas ações desenvolvidas com crianças e, posteriormente, adultos. A meta é detectar talentos para esportes e promover educação. Informou que, em maio, a Associação recebeu visita de gerente de marketing de empresa multinacional para analisar viabilidade de projeto social.

Resumo dos pronunciamentos

Jorge Trindade (PT) relatou atividades do mandato parlamentar em prol das reivindicações da população. Destacou o empenho para conseguir, junto ao Executivo Municipal, manutenção das áreas de lazer.

Anita Costa Beber (PR) classificou como insuportável a situação da lateral da faixa velha de Camobi. “Os buracos pertos um do outro que formam rio. Os moradores não aguentam mais”, relatou. Observou que o DAER não pode esperar a duplicação da rodovia para fazer o conserto. A vereadora solicitou ao DAER a limpeza e a sinalização da estrada que passa pelo distrito de Arroio Grande até a divisa de Silveira Martins. Anita pediu à Comissão de Saúde do Legislativo o agendamento de reunião com a secretaria municipal de Saúde e 4ª Coordenadoria de Saúde para tratar do atraso no repasse de recursos financeiros do Estado ao município.

João Carlos Maciel (PMDB) lembrou que há vinte e cinco dias falou, na sessão ordinária, sobre o estranhamento com a passividade das pessoas em relação aos excessos de gastos com recursos públicos. Mas, observou Maciel, nas semanas seguintes iniciaram as mobilizações em diferentes partes do país. Registrou que, em discurso realizado na Câmara, mencionou que a dor dos familiares pela perda de 242 jovens na tragédia da Kiss deve servir para iniciar a mudança da realidade do país.

Daniel Diniz (PT) informou que o bloco de oposição irá analisar o conteúdo dos áudios relacionados à CPI da tragédia na boate Kiss para, posteriormente, se manifestar. Registro que o vereador Werner Rempel se pronunciará em nome dos vereadores da oposição. Diniz elogiou população santa-mariense pela manifestação pacífica realizada no último sábado com a presença de aproximadamente 30 mil pessoas. Informou que realizou, no dia 15 de junho, a 3ª edição do Mandato no Bairro, realizado na Vila Santa Helena, em Camobi.

Luiz Carlos Fort (PT) lembrou que, desde o primeiro mandato na Câmara, reivindica ações e melhorias em nome da comunidade, tendo, inclusive, criticado a administração de Valdeci Oliveira mesmo sendo vereador da situação. Fort declarou que se sente decepcionado com a política e os conchavos que prejudicam a totalidade da população. Informou que o governo de Valdeci Oliveira deixou assegurado ao município milhões de recursos para viabilizar plano de mobilidade urbana, mas até agora nada foi feito. Fort destacou que irá cobrar o cumprimento do plano municipal de saúde.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Daniela Huberty