Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão de Educação vistoria escola no Distrito de Palma

• 02/07/2013

A presidente da Comissão de Educação, Cultura e Lazer, vereadora Marta Zanella, e os vereadores integrantes da comissão Luciano Guerra e Anita Costa Beber estiveram, na manhã desta terça-feira (02), na Escola Major Tancredo Penna de Moraes, localizada no Distrito de Palma. A escola, que trabalha com ensino pré-escolar ao nono ano, sofre com problemas em sua estrutura física e busca providências para construção de um novo prédio. Na ocasião, os vereadores se reuniram com a secretária adjunta de Educação do município, Silvana Costabeber Guerino, a diretora da escola, Bernadete Dalla Corte, a vice-diretora, Deina Farenzena, e o subprefeito do distrito de Palma, Reni José Weber.

A secretária adjunta, Silvana Guerino, apresentou aos parlamentares o projeto de construção de uma nova escola no local, que contempla área coberta com quatro salas de aula, banheiros e espaço administrativo. O projeto aguarda aprovação e financiamento para começo das obras. Segundo a direção, a estrutura antiga e a falta de espaço da escola foram os motivos para não se optar por apenas uma reforma no local. Além desse, também foi apresentado o projeto de construção de um ginásio poliesportivo junto à sede da subprefeitura do distrito, contemplando não só a comunidade escolar, mas também a da região.

De acordo com a diretora Bernadete, os problemas estruturais surgiram devido a falta de projeto durante a construção da escola, que existe há 38 anos, e a não manutenção do prédio. Além da preocupação com a segurança das crianças e adolescentes que estudam no local, outro ponto levantado, em função da ausência de infraestrutura adequada, foi a diminuição do número de crianças estudando.

Os vereadores se comprometeram a buscar a regulamentação da área para a construção do ginásio, já que apenas a área da escola está regulamentada. Apesar disso, demonstraram preocupação na divisão entre escola e ginásio, já que não há segurança suficiente na rodovia que separa os dois locais. Ao final da reunião, os parlamentares visitaram as dependências da Escola Major Tancredo Penna de Moraes.

Texto e fotos: Daniela Huberty