Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Sargentos da Reserva recebem Comenda

• 02/07/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (02), Sessão Solene de entrega da Comenda Coronel Pillar. Consolidada pela lei municipal nº 5622/2012, a homenagem é destinada a brigadianos praças reformados que se destacaram no exercício das atividades de policial militar. Os agraciados deste ano foram o 2º Sargento da Reserva, Milton Godoy da Costa e o 2º Sargento da Brigada Militar da Reserva Altiva, Claudionor Machado.

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, conduziu os trabalhos à mesa, que contou com a presença do superintendente da Secretaria de Comunicação e Relações de Governo, Luiz Eliton Cordenuzzi, neste ato representando o prefeito municipal, Cezar Augusto Schirmer; o 1º Tenente Zeferino Moraes, representando o General Miotto, da 3ª Divisão de Exército; Major Almeida, representando o Cel. Jaime Machado Garcia, do 1º RPMon e o senhor Hernande Vieira Soares, presidente da União dos Inativos da Brigada Militar.

Para entregar a comenda 2º Sargento da Reserva, Milton Godoy da Costa, o vereador Cel. Vargas, traçou um breve perfil histórico do Coronel que dá nome à honraria, destacando suas qualidades como militar. Cel. Vargas destacou a importância da Comenda, enaltecendo a forma como os homenageados conduziram suas vidas profissionais. Enalteceu a capacidade de raciocínio, a altivez de caráter e o alto senso de responsabilidade do sargento Milton, enfatizando o orgulho e a satisfação por ter trabalhado ao lado do homenageado durante aproximadamente 14 anos. Em seu discurso, o sargento Milton agradeceu aos colegas e familiares, enaltecendo a presença da esposa em sua vida, companheira de todos os momentos.

A seguir, a comenda Coronel Pillar foi entregue ao 2º Sargento da Brigada Militar da Reserva Altiva, Claudionor Machado, pelas mãos do vereador Dr. Ovidio. O parlamentar relatou a história de vida do homenageado, narrando fatos que o destacaram como exemplar em sua corporação. Dr. Ovidio elogiou a persistência e dedicação do sargento. “Homenageá-lo é também homenagear a Brigada Militar”, destacou o vereador.

Ao se pronunciar, o sargento Claudionor definiu a conduta necessária para a vida militar. “É sim senhor, não senhor e cumprir a ordem”, destacou. O homenageado agradeceu aos familiares, amigos e família brigadiana, pelo apoio e confiança.

O presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, enfatizou a importância da Comenda Coronel Pillar, que valoriza e reconhece o trabalho da Brigada Militar na cidade de Santa Maria e no Estado, zelando pela segurança e proteção da sociedade.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Cristian Cunha