Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão ouve reivindicações sobre o transporte coletivo

• 05/07/2013

A Câmara de Vereadores, através da Comissão Permanente de Políticas Públicas, Assuntos Regionais e Distritais, realizou, nesta sexta-feira (05), reunião pública para discutir o transporte coletivo em Santa Maria.

A atividade contou com a participação do presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, dos vereadores Sérgio Cechin, Daniel Diniz e Pastor João Chaves, representantes do Movimento Santa Maria do Luto à Luta, integrantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e demais usuários do transporte coletivo. A ex-vereadora Helen Cabral também participou da reunião.

Antes de iniciar os trabalhos, o vereador Sergio Cechin fez explanação das atribuições das comissões do Legislativo, em especial, da Comissão de Políticas Públicas, da qual é presidente.
Questões como a licitação no serviço de transporte público, redução e cálculo da tarifa, retorno no passe livre aos finais de semana, horários escassos nas linhas, ampliação dos horários noturnos e superlotação também estavam na pauta. Os manifestantes também cobraram mais ação do Poder Legislativo para a questão do transporte coletivo. Entre as reivindicações, também foram citadas as dificuldades encontradas pelos usuários em determinadas linhas, como por exemplo, na Nova Santa Marta.

Ao final, alguns encaminhamentos foram deliberados pelo grupo. Sérgio Cechin se comprometeu a acompanhar os estudantes para apresentar as pautas discutidas ao Poder Executivo. Também foi exigido que a Câmara estabeleça data limite para o encaminhamento das reivindicações e o Executivo fixe uma data limite para atendê-las. Cechin ponderou que, assim que tiver em mãos um documento com as pautas formalizadas, o mesmo será encaminhado imediatamente ao prefeito.

Texto e foto: Ana Bittencourt