Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão promove reunião com prestadores de saúde

• 12/07/2013

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta sexta-feira (12), reunião técnica com os prestadores de serviço no município de Santa Maria. A atividade, que aconteceu no gabinete da presidência, contou com a presença dos vereadores Luiz Carlos Fort, Maria de Lourdes Castro, Dr. Tavores, Manoel Badke e Pastor Chaves (integrantes da Comissão), além da vereadora Anita Costa Beber e do presidente da Câmara, vereador Marcelo Zappe Bisogno. Também participaram representantes da secretaria municipal de Saúde, do SEFAS, do Hospital de Caridade e da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde.

O vereador Luiz Carlos Fort, presidente da Comissão, enfatizou que a bandeira da Comissão é melhorar a situação o saúde no município, ressaltando a intenção de o Legislativo, em conjunto com demais entidades, possibilitar acesso ao serviço de saúde.

Da reunião, aconteceram os seguintes encaminhamentos: a secretária municipal de Saúde irá realizar levantamento de dados junto a UPA sobre as requisições e agendamentos da clinica oftalmológica; solicitação à 4ª Coordenadoria Regional de Saúde cópia dos contratos com os prestadores de serviço; visitas aos postos de saúde a partir da próxima semana e reunião com a 4ª CRS para tratar das contratualizações.

Walter Jobim Neto, provedor do Hospital de Caridade, informou que a instituição atende na média e baixa complexidade nos setores de traumatologia, neurologia, urologia, além da parte clínica. Além disso, o Hospital está pleiteando baixa e média complexidade no setor de cardiologia. A respeito da filantropia, se for mantida a decisão do Ministério da Saúde de retirar a filantropia, o Hospital não terá condições de manter atendimento pelo SUS. A respeito da traumatologia, o provedor destacou que o HC conta com três traumatologistas, porém encontra dificuldades para contratar neurologistas pelo SUS.

A Secretária Municipal de Saúde entregou à Comissão cópia do relatório de demanda reprimida, conforme levantamento do setor de regulação de consulta e exames de média e alta complexidade. Conforme o relatório referente ao mês de junho, a demanda reprimida na média complexidade (central de marcação) é de 10.655; na media e alta complexidade (HUSM – Casa de Saúde – Hospital Alcides Brum- Consórcio) a demanda chega a 12.291 e na alta complexidade, o número chega a 438. O total geral chega a 23.384.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Foto: Cristian Cunha