Santa Maria, quinta-feira, 11 de julho de 2024

Comissão de Saúde discute a ampliação aterro sanitário

• 12/07/2013

A Comissão da Saúde e Meio Ambiente da Câmara de Vereadores se reuniu na tarde desta sexta-feira (12), para discutir a ampliação do aterro sanitário, localizado no distrito de Santo Antão. Estiveram presentes integrantes da comissão, vereadores Maria de Lourdes Castro, Dr. Tavores e Manoel Badke, além do engenheiro da Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Leonyr Girondi e o Secretário do Meio Ambiente, Luiz Alberto Carvalho Junior. Também fizeram parte da reunião o representante do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria, Alfredo Lameira, da Fundação Mo’ã, Rainer Muller, representantes do Grupo de Trabalho de Movimento Comunitário, moradores do distrito de Santo Antão e bairro Caturrita. Dos 36 municípios convidados, participaram representantes dos municípios de Agudo e São Francisco de Assis.

Foram discutidos temas como a ampliação do aterro e formas de seleção de materiais que podem ser reciclados pelos municípios vizinhos. Em uma situação ideal, apenas o lixo orgânico deveria ser destinado ao aterro. Além disso, os representantes dos municípios relataram que há uma movimentação para que os resíduos sejam selecionados da maneira correta. Também há preocupação dos moradores próximos ao aterro, devido à quantidade de resíduos orgânicos depositados todos os dias. Em Santa Maria, cerca de 130 toneladas por dia seriam depositas no aterro. Já os municípios enviam 100 toneladas/dia. Esta situação causa transtornos, devido ao mau cheiro, alto fluxo de caminhões e problemas de saúde.

De acordo com a vereadora Maria de Lourdes Castro, os municípios devem ter o comprometimento com a separação do resíduo orgânico do material que pode ser reciclado, dando o destino correto a estes materiais.

A reunião pública será transmitida pela TV Câmara, canal 16 da Net, em sua programação.

Texto e fotos: Cristian Cunha