Santa Maria, quarta-feira, 26 de junho de 2024

Câmara de Vereadores lança Frente Parlamentar em Defesa do Interior

• 21/08/2013

A Câmara de Vereadores de Santa Maria lançou, nesta quarta-feira (21), a Frente Parlamentar em Defesa do Interior. Criada em virtude das reivindicações feitas pela comunidade interiorana, a Frente pretende atuar como instrumento de apoio aos nove distritos do município e suas demandas. A Frente Parlamentar é composta pelos vereadores: Luciano Guerra (presidente), Dr. Tavores (vice-presidente), João Kaus (Relator), Admar Pozzobom, Marcelo Zappe Bisogno, João Carlos Maciel, Daniel Diniz e Dr. Ovidio. Também participaram do encontro: o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Célio Fontana, o Secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto e o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Carlos Mozart Moraes. Além deles, os subprefeitos: Julio Toniolo, de São Valentim, Reni Weber, de Palma e Cláudio Lago Santiago, de Santa Flora.

Para o presidente, vereador Luciano Guerra, a formação da Frente Parlamentar surgiu da necessidade de trazer melhorias para a infraestrutura, principalmente na questão das estradas que contornam os distritos. Entre as sugestões trazidas está o projeto de divisão dos nove distritos em dois grupos. O grupo A seria composto por: Arroio Grande, Palma, Arroio do Só, Pains e Passo do Verde. No grupo B estariam os distritos de: Santa Flora, São Valentim, Boca do Monte e Santo Antão. A intenção é que cada grupo receba máquinas e operadores de maquinário que sejam moradores dos distritos e selecionados por concurso público, diminuindo as diárias e facilitando o deslocamento de pessoal.

Os subprefeitos presentes na reunião ressaltaram a importância da criação de uma Frente Parlamentar direcionada para a comunidade interiorana e parabenizaram os vereadores pela iniciativa. Cláudio Santiago, subprefeito de Santa Flora, o maior distrito do município, destacou também a relevância da questão das estradas no município. Para o subprefeito, resolver o acesso aos distritos traria melhorias para diversos setores, principalmente saúde e educação.

O próximo passo da Frente Parlamentar será agendar reunião com o vice-prefeito, José Haidar Farret, e secretários ligados aos distritos para debater os assuntos trazidos nesta primeira reunião de trabalho. A partir disso, os parlamentares irão formular um calendário de visita aos nove distritos do município. Durante os encontros, a Frente pretende ouvir as demandas trazidas pela comunidade e coletar assinaturas para apresentarem o projeto ao Executivo.

Texto: Carolina Bonoto
Fotos: Cristian Cunha