quinta-feira, 18 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Sessão especial homenageia 50 anos da Pampeiro

• 15/07/2010

Com o plenário lotado, a Câmara de Vereadores realizou, no final da tarde desta quinta-feira (15), sessão especial em homenagem aos 50 anos de fundação da Pampeiro S/A, a concessionária Volkswagen de Santa Maria. Ao lado do vereador proponente da homenagem e também presidente da Casa, Paulo Airton Denardin (PP), compuseram a mesa dos trabalhos o vice-presidente do Legislativo, vereador Admar Pozzobom (PSDB), o secretário de município Sérgio Cechin, representando o prefeito Cezar Schirmer, Padre Sílvio Weber, representando o Bispo Dom Hélio Rubert, o diretor presidente da Pampeiro, Ilídio Biacchi, os diretores da empresa, Lea Rosa Biacchi e Cláudio Emanuelli, e Afonso Amaral, diretor executivo da CDL.

Segundo historiou o vereador Paulo Airton Denardin, a empresa Pampeiro foi fundada em 20 de julho de 1960 e iniciou suas atividades comerciais em 20 de agosto de 1960, na Rua do Acampamento, nº 145, esquina com a antiga Rua Marqueê do Maricá, hoje Astrogildo de Azevedo, como representante da marca DKW-VEMAG. No final de 1961, incorporou em seu quadro de vendas a representação da marca Massey Ferguson (tratores e implementos agrícolas).

Em 1965, adquiriu sede própria, na Rua Serafim Valandro, ampliando a cada ano a sua área, atingindo, atualmente, 18 mil metros quadrados de terreno, numa área total construída de 8 mil e 500 metros quadrados.

Em dezembro de 1967, com o encerramento das atividades da DKV Vemag no Brasil, a Pampeiro foi convidada a representar com exclusividade para Santa Maria e região a marca Volkswagen, o que proporcionou uma grande expansão dos negócios, fazendo com que a empresa proporcionasse aos seus clientes um atendimento ainda melhor.

Em 1968, a empresa transfere a concessão da Massey Ferguson para a Itaimbé Maquinas Agrícolas, empresa esta pertencente ao Grupo Pampeiro até 1971.

Como concessionária Volkswagen, a Pampeiro cresceu rapidamente, ampliando departamentos, contratando novos funcionários e, assim, gerando oportunidades de trabalhos para vendedores, mecânicos e pessoal administrativo.

Nos anos de 1983, 1984 e 1985, a Pampeiro, conquistou, em cada ano, o troféu Virabrequim de Ouro, prêmio instituído pela Volkswagen do Brasil, por haver obtido o 1° lugar em desempenho na área de peças Volkswagen no Rio Grande do Sul. Foi, também, a primeira concessionária Volkswagen do Brasil a conquistar os referidos prêmios em três anos consecutivos. A empresa recebeu, ainda, da Volkswagen do Brasil naqueles anos os troféus Chaves de Ouro e de Prata, pelos excelentes desempenhos na área de assistência técnica.

Em 1986, foi a primeira concessionária do Rio Grande do Sul a conquistar o 1º lugar na Campanha Performance da Volkswagen do Brasil (gestão administrativa – vendas e pós-vendas).

Mais tarde, em 1999, a Pampeiro conquistou o 1º lugar na Campanha Performance Plus da Região Sul do país (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) como a melhor concessionária nos departamentos: Administrativos – Vendas – Peças e Acessórios e Assistência Técnica. Em 2001, a Pampeiro repetiu o mesmo desempenho.

A mais recente premiação, Alta Performance Volkswagen – Prêmio Ouro, a colocou entre as 30 melhores do país, resultado do seu excelente desempenho em 2009, nos serviços prestados e no atendimento aos clientes.

A Pampeiro foi também vencedora na Campanha Adrenalina, instituída pela Volkswagen do Brasil, como uma das melhores revendas Volkswagen no país, 32 colaboradores do pós-vendas foram premiados com diversas viagens pelo país e Estados Unidos (Disney) e quatro colaboradores participaram da Copa do Mundo na África do Sul.

Desta forma, a Pampeiro conquistou a liderança entre as revendas Volkswagen do interior do Rio Grande do Sul. Com isso, há muitos anos, pelo seu desempenho, crescimento e atuação, figurou nas edições da revista Quem é Quem na Economia Brasileira, entre as maiores revendas do ramo automobilístico do país.

Ao longo dos anos, destacou Denardin, muitas foram as conquistas da empresa, “procurando sempre a satisfação total de seus clientes, modernizando suas instalações, treinando e valorizando funcionários, agregando novas tecnologias e diversificando serviços”.

A área de atuação da Pampeiro, conforme relatou Denardin, abrange vários municípios da região e, no decorrer destes 50 anos, tem como filosofia fazer de cada cliente um amigo, objetivo que tem sido alcançado a cada ano. O senhor Ilídio Antonio Biacchi é um dos fundadores da empresa e exerce o cargo de diretor presidente desde a sua fundação até a presente data, portanto, há 50 anos consecutivos que traz sob seu comando e entusiasmo o crescimento e a harmonia desta empresa.

Finalizando seu discurso de homenagem, o presidente Denardin destacou as ações sociais da empresa como “fruto da sensibilidade de seu presidente”.

Agradecendo a homenagem, e declaradamente emocionado, falou o diretor presidente da Pampeiro S/A, Ilídio Biacchi, que iniciou destacando a importância do poder legislativo santa-mariense no desenvolvimento econômico do município, classificando-o “como um poderoso instrumento de exercício da democracia”. Sobre a homenagem, disse que esta “enaltece a todos nós que, direta ou indiretamente, trabalhamos com o Grupo Pampeiro”.

A apresentação da invernada mirim do CTG Farroupilhas encerrou a sessão de homenagem.

Texto: Beto São pedro
Fotos: Milena Jaenisch