ACEITE DE TERMOS DE USO E POLÍTICA DE PRIVACIDADE PARA O SITE

Santa Maria, sexta-feira, 16 de agosto de 2024

Reunião na Câmara de Vereadores discute Ferrovia Norte-Sul

• 11/11/2013

Com o objetivo de potencializar a mobilização em busca do traçado da Ferrovia Norte-Sul na região central, lideranças locais e regionais reuniram-se na manhã de hoje (11) na presidência da Câmara Municipal de Vereadores. Articulações estratégicas foram formuladas para que Cruz Alta e Santa Maria sejam contempladas com o sistema de transporte.

Idealizado pelo presidente do Legislativo, Marcelo Zappe Bisogno, o encontro contou com a presença do prefeito municipal, Cezar Schirmer, do Secretário Municipal de Desenvolvimento de Cruz Alta, Francisco Noronha, do prefeito de Dilermando de Aguiar, Jaime Lima da Silva, de representantes da rede ferroviária, do presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro, do membro da Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Santa Maria, Eduardo Tacchetto e Genil Pavan, representando o deputado estadual Valdeci Oliveira.

Na última sexta-feira, Bisogno e Valdeci estiveram em uma audiência pública, na capital, onde os diretores e técnicos da Valec Ferrovias, empresa responsável pela obra, apresentaram um estudo prévio que indica a rota Frederico Westphalen - Palmeira das Missões – Panambi - Cruz Alta - Santa Maria - Cachoeira do Sul como a possível interligação da Ferrovia na região central. A Valec estará presente no município no próximo dia 6 em uma audiência na Câmara de Vereadores.

Segundo Bisogno, Santa Maria tem o respaldo técnico, devido às condições favoráveis de sua localização geográfica, tradição ferroviária e de estruturas já existentes. “O que precisamos agora é de mais força política, todos nós devemos agir e nos articular. Temos que provar a nossa vontade regional para esse investimento. Eles está em nossas mãos”, afirmou.

Ao agradecer o empenho das lideranças em busca do traçado da Ferrovia, o prefeito municipal também colocou alguns possíveis contatos para auxiliar nas ações. De acordo com Schirmer, além dos aparatos técnicos e o desenvolvimento, a Ferrovia Norte-Sul traz mais acessibilidade financeira na área de transportes, segurança e sustentabilidade.