Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Comenda Zumbi dos Palmares homenageia personalidades que se destacaram na luta pela igualdade racial

• 19/11/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (19), sessão solene para entrega da Comenda Zumbi dos Palmares. Instituída pelo Decreto Legislativo 06/2001 e consolidada pela Lei Municipal 5622/2012, a honraria é destinada a personalidades ou instituições que se destacam na luta pela igualdade social dos afrodescendentes.

A solenidade contou com a presença de grupos ligados à cultura afrodescendente no município. A mesa de honra foi composta pelo presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, pelos homenageados Ceres Teixeira de Paula, Sandra Aires e Waldomiro Messias. Também à mesa, representando o prefeito municipal, o superintendente da Secretaria de Ação Comunitária, Jair Binotto e o Ten. Charlan, representando a Base Aérea de Santa Maria.

Ao abrir o ato, Marcelo Bisogno destacou a importância da distinção alusiva ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. A solenidade foi abrilhantada pela apresentação musical de Elen Ortiz e Paulo Junior, que com voz e violão interpretaram a música “Zumbi”, de Jorge Bem Jor. Em seguida, a vereadora Marta Zanella fez seu pronunciamento apresentando os agraciados da noite.

Marta Zanella destacou a importância da comenda como um relevante reconhecimento a as pessoas ou instituições que se destacam pela igualdade social, destacando que acima da discriminação existe toda uma cultura que precisa ser redescoberta. A vereadora reafirmou a importância da construção de políticas públicas para assegurar os direitos das pessoas que enfrentam preconceito por sua etnia. Destacou ainda a necessidade de coibir os preconceitos ainda arraigados na sociedade. Marta Zanella elencou personalidades em diferentes áreas que valorizam a etnia afrodescendente, como Pelé, Pixinguinha, Cartola e o próprio Zumbi dos Palmares. Por fim, enfatizou que não é mais possível que pessoas sejam discriminadas por sua cor ou pelo seu tipo de cabelo, mas que todos precisam compartilhar de uma sociedade mais justa e igualitária. A vereadora convidou a professora Maria Rita Py Dutra para ocupar a tribuna, a fim de dar seu testemunho sobre o trabalho desenvolvido em prol da cultura negra. Com seu relato pessoal, Maria Rita sensibilizou a todos sobre a importância da construção de uma sociedade humanitária e justa. Finalizando, a vereadora Marta Zanella entregou a comenda Zumbi dos Palmares a cada um dos agraciados.

A seguir, os presentes desfrutaram de uma nova apresentação musical, com a interpretação de “O canto das três raças”, de Clara Nunes. Ao encerrar a sessão solene, o presidente do Legislativo, Marcelo Bisogno, agradeceu a presença de todos e parabenizou os homenageados da noite, destacando o quanto se faz necessário o fim do preconceito e das desigualdades, afirmando ser esta luta fundamental e um desafio da nação brasileira.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty