Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Coordenador do Gapin é homenageado com Comenda Renato Russo

• 10/12/2013

A Câmara de Vereadores realizou, na noite desta terça-feira (10), sessão solene de entrega da Comenda Renato Russo, destinada às personalidades e/ou instituições que se destacaram na defesa dos Direitos Humanos. Este ano, a honraria foi destinada a Matias Benno Rempel, neste ato representado pelo professor José Luis de Moura Filho.

A Comenda Renato Russo foi instituída em 1996, pelo então vereador Paulo Pimenta, e consolidada pela Lei Municipal nº 5622/2012, sendo concedida neste dia 10 de dezembro, quando se celebra o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

O presidente do Legislativo, vereador Marcelo Zappe Bisogno, presidiu a sessão, que contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social, Margarida Mayer, representando o prefeito municipal, Cezar Schirmer e do 1º Ten. Ildo Guerra, representando o Comando da 3ª Divisão de Exército.

O vereador Cezar Gehm, representando o parlamento, fez o pronunciamento de apresentação do agraciado da noite. Em seu discurso, Gehm destacou a importância do tema “direitos humanos”, ainda que negligenciado pelas pessoas e pelas instituições. O vereador fez um paralelo com a realidade das nações, apontando deficiências como a fome, as desigualdades sociais, a discriminação e a miséria. Destacou ainda a atuação de Matias como coordenador do Gapin - Grupo de Apoio aos Povos Indígenas – em Santa Maria, através do trabalho desenvolvido, atuando como interlocutor das comunidades indígenas junto aos órgãos competentes. Matias Rempel também é acadêmico de História e coordenador a Comissão Indígena da Pró-reitoria de Graduação da UFSM.

Em agradecimento, o professor José Luis de Moura Filho, representou o homenageado, destacando que neste momento Matias encontra-se na região Norte do Estado, realizando atividades particulares. Moura Filho afirmou que “a escolha do nome do Matias deve ter sido difícil pelo fato de que tínhamos poucos candidatos, mas a importância de dedicar esta comenda a alguém que abre mão de sua própria vida pessoal e profissional, é louvável”.

Texto: Ana Bittencourt
Fotos: Daniela Huberty