Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Werner Rempel é eleito presidente da Câmara de Vereadores

• 26/12/2013

Por onze votos a dez, a chapa “1”, liderada pelo vereador Werner Rempel (PPL), venceu a eleição para Mesa Diretora referente ao ano de 2014. A chapa vencedora apresentou a seguinte nominata: Werner Rempel (presidente), Dra. Deili (1ª vice-presidente); Daniel Diniz (2º vice-presidente); Pastor João Chaves (1º secretário), Dr Tavores (2º secretário), e Admar Pozzobom e Luiz Carlos Fort (suplentes). Na chapa “1” votaram os vereadores Admar Pozzobom, Anita Costa Beber, Daniel Diniz, Dra. Deili, Dr Tavores, Coronel Vargas, Jorge Trindade, Luciano Guerra, Luiz Carlos Fort, João Chaves e Werner Rempel.
A chapa “2” apresentou a seguinte nominata: João Kaus (presidente), Sérgio Cechin, Dr Ovidio, Manoel Badke, Sandra Rebelato, Cezar Gehm e Paulo Airton Denardin.
Pelo critério de proporcionalidade em que há a participação de integrantes da chapa concorrente, a Mesa Diretora ficou assim composta: Werner Rempel (presidente); Dra. Deili Silva (1ª vice-presidente); Dr Ovidio ( 2º vice-presidente); Manoel Badke (1º secretário); Dr Tavores ( 2º secretário); Admar Pozzobom ( 1º suplente) e Paulo Airton Denardin (2º suplente).
Logo após a eleição, o presidente Werner Rempel conduziu o restante da sessão ordinária a fim de definir a composição das comissões representativas nos meses de janeiro e fevereiro. A comissão representativa, que se reúne no dia 14 de janeiro, às 10h, será integrada pelos vereadores João Kaus (PMDB); Sandra Rebelato (PP); Marcelo Zappe Bisogno (PDT); Anita Costa Beber (PR); Manoel Badke (DEM); Dr. Ovidio (PTB); Luiz Carlos Fort (PT) e Coronel Vargas (PSDB). Em fevereiro, a reunião ocorre às 14h do dia 04 de fevereiro.
As composições das comissões permanentes serão definidas oportunamente.
Confira as lideranças de partido:
Liderança de oposição: Luciano Guerra
Liderança de governo: a definir
Liderança do PMDB: João Kaus
Liderança do PP: Paulo Airton Denardin
Liderança do DEM: Manoel Badke
Liderança do PTB: Dr Ovidio
Liderança do PT: Daniel Diniz
Liderança do PSDB: Coronel Vargas.

RELATÓRIO: No início da última sessão ordinária de 2013, o vereador Marcelo Zappe Bisogno fez a leitura do relatório de atividades desenvolvidas como presidente do Legislativo ao longo do ano. Destacou a luta do Legislativo em assuntos relacionados ao desenvolvimento de Santa Maria, citando o empenho para municipalização do aeroporto civil, bem como para garantir o saneamento básico em Camobi. Ressaltou a realização de audiências e reuniões públicas para tratar da Ferrovia Norte-Sul, pavimentação estrada São Martinho da Serra – Santa Maria e da duplicação da faixa velha de Camobi. Bisogno enfatizou a criação de Frentes Parlamentares, especialmente a Frente em Defesa do Interior que, em audiência na AES Sul, conseguiu restabelecimento de energia elétrica após forte temporal.
Na área da saúde, Bisogno destacou o apoio da Câmara ao Hospital de Caridade no sentido de manutenção de filantropia. Citou que o Legislativo aprovou projeto de lei do Executivo, autorizando município firmar convênio com o IPE a fim de assegurar plano de saúde aos servidores municipais.
Bisogno relatou que, em respeito ao erário público, a Câmara de Vereadores rescindiu contrato com a empresa Engeporto, que não concluiu a construção do prédio da Câmara no prazo previsto.
Em relação à ocupação do prédio da Câmara no mês de junho, Bisogno afirmou que optou pelo diálogo, respeito e bom senso como estratégia contra conflito na Câmara. “Optamos pelo caminho do dialogo. Mostramos para o Brasil inteiro que aqui tem espaço para o diálogo”, observou.
Destacou que 2013 foi um ano triste e angustiante, porém a Câmara cumpriu seu papel, tentando superar, a todo o momento, as dificuldades. Agradeceu apoio de todos servidores e colaboradores do Legislativo na condução da Casa Legislativa.