Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Comissão busca orientações sobre PPCIs em Escolas de Samba

• 27/12/2013

Os vereadores Sérgio Cechin, Sandra Rebelato e Cezar Gehm, integrantes da Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais, se reuniram, na manhã desta sexta-feira (27), com representantes do Corpo de Bombeiros e o presidente da Liga das Escolas de Samba de Santa Maria, Diogo Medeiros. No encontro, que aconteceu no 4° Comando Regional de Bombeiros, a Comissão buscou orientações com o 4°CRB sobre os Planos de Prevenção Contra Incêndios (PPCIs) das entidades carnavalescas da cidade.

Segundo Diogo Medeiros, nem todas as escolas de samba têm local próprio para os ensaios. Algumas se reúnem em locais fechados por tapumes e outras têm local próprio. “A liga está buscando orientações sobre os PPCIs que as Escolas de samba devem apresentar ao Corpo de Bombeiros, para a liberação dos locais de ensaio”, relatou o presidente da Liga.

De acordo com o Major Freitas, as Escolas de Samba terão que fazer um plano de prevenção contra incêndios. Porém as entidades carnavalescas que não têm sede própria precisam elaborar um plano de evento temporário, conforme estipula a Resolução Técnica N°004/CCB/BM/2003.

A Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais, em parceria com a Liga das Escolas de Samba da Cidade, preparou um cronograma de visitas aos locais de ensaio. “O intuito é apontar qualquer discrepância e orientá-las sobre as mudanças que terão de fazer para se adequar aos PPCIs e alvarás de prevenção contra incêndios”, afirmou Cechin.
Uma reunião com as Escolas de Samba acontece nesta segunda-feira (30), às 14h, no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Texto e fotos: Cristian Cunha