PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Parlamento discute recursos para saneamento básico


  • 06/01/2014
Compartilhe:

Com intuito de intermediar no diálogo entre o Executivo Municipal e o governo estadual, a Câmara de Vereadores realizou, na manhã desta segunda-feira (06), reunião com a presença de vereadores, Sindiágua e superintendência regional da Corsan. “O objetivo da reunião é ver o que a Câmara pode fazer para interferir no processo a fim de que o município não perca 120 milhões de reais”, explicou o presidente da Câmara, vereador Werner Rempel, informando que a reunião atende a pedido do suplente de vereador e diretor do Sindiagua, Rogério Ferraz. Os vereadores Sandra Rebelato, Admar Pozzobom, Coronel Vargas, João Carlos Maciel, Luciano Guerra e Manoel Badke participaram da reunião, que contou com a presença do superintendente regional da Corsan, Julio Cesar do Espírito Santo.
Ferraz e Julio explicaram que a Corsan captou um bilhão de reais no PAC 2, sendo 119 milhões de reais para o projeto de esgotamento sanitário em Santa Maria. “Para esse valor (R$ 119 milhões), a Caixa Econômica Federal exige convênio de cooperação do município. Esse convênio entre as partes (Estado e município) é uma sinalização do município. Dá o aval para a Corsan captar recursos”, comentou Julio do Espírito Santo. Ferraz observou que a Corsan não quer adiantar debate da renovação do contrato de concessão (que encerra em 2016), enfatizando que o convênio entre município e Estado é necessário para captação dos R$ 119 milhões.
O prazo para a assinatura do convênio é até o próximo dia 10. Segundo Ferraz, no dia 18 de janeiro encerra a análise de risco da Corsan (capacidade de endividamento). Após essa data, a concessionária terá que fazer nova análise e há a possibilidade de perder prazo junto a Caixa Econômica Federal.
A Câmara realiza nova reunião nesta quinta-feira, às 11h, no gabinete da presidência, com a presença da direção estadual da Corsan. O objetivo é esclarecer dúvidas em itens no termo do convênio, bem como analisar o projeto da Corsan para o esgotamento sanitário apto a receber recursos da Caixa.

Texto: Clarissa Lovatto Barros
Fotos: Cristian Cunha

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços