Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Audiência Pública debate demandas e direitos das pessoas com deficiência

• 21/03/2014

Na tarde desta sexta-feira (21), foi realizada audiência pública sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no Plenário da Câmara de Vereadores. A proposta da audiência foi oferecer um espaço de reconhecimento para as entidades e instituições que trabalham com a temática e avaliar as necessidades e dificuldades enfrentadas. De acordo com o Censo do IBGE de 2010, no estado do RS, 23,85% da população apresenta algum tipo de deficiência. Para o presidente da APAE de Santa Maria, Julio Brenner, “o trabalho para conseguir as condições necessárias às pessoas e instituições é bastante gratificante, mas a luta é árdua”.

A mesa foi composta pelo Deputado Estadual, Valdeci Oliveira, vereador Admar Pozzobom, por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), RS Sem Limites, Ministério do Trabalho e Emprego e Secretaria Municipal de Educação.

Entre instituições e entidades, participaram da audiência a Associação Colibri, Associação de Cegos e Deficientes Visuais (ACDVSM), Terapia Ocupacional, Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB, Associação dos Surdos de Santa Maria (ASSM), Associação de Pais e Amigos do Autista de Santa Maria (APAASM), Associação Bem Viver, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Escola Cilon Rosa, Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac e Escola Antonio Francisco Lisboa.

Texto: Camilla Milder
Fotos: Renata Grzegorek