PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quarta-feira, 17 de julho de 2024

Sessão Ordinária, 25 de março de 2014


  • 25/03/2014
Compartilhe:

TRIBUNA LIVRE: O espaço foi utilizado por Ilciane Stoffels, do Centro Brasileiro de Cursos (CEBRAC), que solicitou apoio aos vereadores no desenvolvimento de projetos de capacitação dos alunos da rede municipal de ensino. Ilciane destacou que a intenção é oferecer oficinas de marketing pessoal a fim de preparar os jovens para o mercado de trabalho.

Requerimentos aprovados:

- de autoria da vereadora Marta Zanella, solicitando envio de moção de congratulações à Irmã Lourdes Dill, parabenizando pelo recebimento do premio estadual na categoria “profissionalização e geração de trabalho e renda da mulher”. A Irmã Lourdes DIll acompanhou a sessão ordinária. A vereadora Marta Zanella destacou as qualidades da religiosa, que pretende implantar projeto esperança/cooesperanca no Haiti. Em Santa Maria, o projeto contribui para inclusão social e cidadania. “Cabe a nós, em nome dos 21 vereadores, prestarmos nossas congratulações. Que surjam muitas Irmãs Lourdes pelo mundo”, enfatizou.

- de autoria do vereador Paulo Airton Denardin, solicitando envio de moção de congratulações à rádio Santamariense pelos 60 anos da empresa em 12 de abril;

- de autoria da vereadora Sandra Rebelato, solicitando envio de moção de congratulações à Escola de Samba vila Brasil, campeã do Carnaval de Santa Maria/2014;

- de autoria do vereador Daniel Diniz, solicitando envio de moção de congratulações ao bloco de carnaval “Os Audaciosos” e ao presidente Altair Flores, parabenizando pela conquista do título de campeão de blocos do carnaval de Santa Maria.

Projetos em primeira discussão:

- de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no município de Santa Maria o Dia do Serralheiro;

- de autoria da vereadora Marta Zanella, que institui no município de Santa Maria o Dia do Biólogo;

- de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no município de Santa Maria o Dia do Gari;

- de autoria do vereador Daniel Diniz, que institui no município de Santa Maria o Dia do Salva-Vidas.

Resumo dos pronunciamentos:

Cezar Gehm (PMDB) afirmou que proposta de emenda à Constituição, encaminhada pelo governador do Estado à Assembleia Legislativa, prevendo o desmembramento do Corpo de Bombeiros da Brigada Militar. “Acredito que essa mudança será algo positivo aos Bombeiros, mas os parlamentares não podem aprovar emenda sem antes fazer levantamento das condições e, principalmente, como será após a separação”, comentou.

Dr. Tavores (DEM) criticou a postura da presidente da República, Dilma Roussef, que, quando era presidente da Casa Civil, deu aval à compra de uma empresa por valor superior ao que valia. Segundo o vereador, tal atitude mostra o despreparo para tomar decisões.

Jorge Trindade (PT) registrou a importância do Pronatec, programa do governo federal, que promove o ensino técnico e a inserção social. Comentou matéria veiculada no jornal Diário de Santa Maria, na edição desta terça-feira, que noticiou o desfile de oito presas. Elas apresentaram as criações que produziram durante os cursos do Pronatec/Susepe, em parceria com o Sebrae.

Sandra Rebelato (PP e liderança) destacou a relevância do Centro de Referencia em Direitos Humanos localizado em Santa Maria, que vai funcionar junto à Defensoria Pública do Estado. Conforme a vereadora, na instalação do Centro fica evidente a clara preocupação por parte do poder público de inserir na prestação jurisdicional profissionais da psicologia, além de assessores da área jurídica. A vereadora convidou a comunidade a participar de palestra, nesta quarta-feira, do professor Ricardo Rossato.

Coronel Vargas (PSDB) parabenizou a secretaria de mobilidade urbana e Brigada Militar pela operação realizada na região central de Santa Maria na última sexta-feira. Agradeceu ao secretário Miguel Passini pela sinalização no entorno da Praça Saturnino de Brito, informando a proibição de estacionamento.

Marta Zanella (PMDB) informou que representou a Câmara de Vereadores no Seminário Internacional de Escolas em tempo integral ocorrido na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira. O Seminário mostrou vantagens de ampliar o tempo de permanência das crianças nas escolas.

Pastor João Chaves (PSDB) fez referência à reportagem do jornal Correio do Povo com a informação de que houve mil casos de preconceito em seis anos no Rio Grande do Sul. O vereador relatou que o único representante de Santa Maria em maratona na cidade de Porto Alegre foi um negro, o qual venceu a maratona. “Ele foi às vésperas para Porto Alegre e não tinha dinheiro para alimentação. Ele se preparou, tomando água para correr 21 quilômetros. Ele foi campeão”, comentou, parabenizando o jovem Jonatas Martins de Moraes que acompanhou a sessão ordinária.

Anita Costa Beber (PR) informou que no dia 21 de março, acompanhou o diretor geral do DAER nas obras da RS 509. Após as 17h30, participou reunião com o diretor do Daer, Carlos Eduardo de Campos Vieira, no CTG Sentinela da Querência, oportunidade em que relatou preocupação sobre o projeto de iluminação no canteiro central. “Só ficarei descansada quando estiverem trabalhando na iluminação da parte central”, comentou. A vereadora destacou que entregou à assessora do Diretor Geral, Misiara Oliveira, projeto de iluminação, mas a prefeitura deve fazer protocolo no DAER para garantir que foi apresentado o projeto. Anita Costa Beber declarou ter ficado triste com ação de vândalos, que, na madrugada da última sexta-feira, colocaram fogo no monumento histórico de Arroio Grande. “Além disso, colocaram fogo numa bombona plástica no salão paroquial e em postes de luz na Rua Santa Tereza”.

Dr. Ovidio (PTB) parabenizou a vereadora Anita Costa Beber pela luta para conquistar iluminação no canteiro central da faixa velha de Camobi. Afirmou que o Consórcio intermunicipal de Saúde dá grande apoio nos atendimentos médicos, disponibilizando na Protege consultas na área de ortopedia e traumatologia. Para tanto, é preciso encaminhamentos pelas unidades básicas de saúde, mas, muitas vezes, os atendentes dos postos não repassam as informações sobre o procedimento. EM comunicação de liderança do PTB, o vereador afirmou que somente para viabilizar o acesso ao Hospital Regional vai demorar quase um ano. Afora isso, segundo o vereador, ainda é preciso adquirir equipamentos e contratar profissionais. Dr Ovidio criticou a idéia de colocar brigadianos a residirem em zonas de maior periculosidade.

João Carlos Maciel (PMDB ) criticou o matagal e o abandono da praça Dom Bosco, bem como as ruas que ainda não têm pavimentação no bairro Camobi. Informou que sugeriu ao prefeito Schirmer a disponibilização permanente de maquinário para atender à comunidade de Camobi.

Daniel Diniz (PT) fez relato da reunião, no dia 21 de março, com o diretor geral do DAER, Carlos Vieira, após vistoria na ERS 509. Segundo Daniel Diniz, o diretor explicou o cronograma de obras na RS 509, informando que a obra do viaduto na faixa velha de Camobi está com os recursos garantidos. O vereador enfatizou que o diálogo e construção coletiva constituem a forma correta de trabalhar em prol da comunidade. “Fico feliz pela forma que o DAER está conduzindo o processo. Parabenizo Carlos Viera que pela terceira vez veio a Santa Maria em menos de um ano”, declarou.

Manoel Badke (DEM) parabenizou a atitude do vereador Diniz pela condução do assunto da duplicação da faixa velha de Camobi. “Em breve, teremos a duplicação tão sonhada”, disse. Sugeriu que reuniões periódicas sejam feitas com os moradores do bairro, convidando a Corsan e também o Prefeito de Santa Maria. Falou que o esgoto a céu aberto e bueiros entupidos são propícios para a proliferação de doenças. O vereador comentou da necessidade da nova gestão da Saúde do município dar prioridade para as gestantes.

João Kaus (PMDB) lamentou as últimas ações do Supremo Tribunal Federal e das indicações dos ministros pela Presidente da República. “Não sou surdo e não sou louco para não entender que em Brasília existe uma grande tragédia dentro da Justiça brasileira”, comentou. O vereador também argumentou sobre a situação da região oeste da cidade de Santa Maria e da necessidade de investimentos sociais.

Daniel Diniz (em comunicação de liderança) elogiou a ação da Prefeitura no Distrito de Pains. Em seguida, lamentou novamente o descaso do entorno da Escola Vicente Farencena, que suspendeu as aulas devido ao entupimento do esgoto que transbordou e invadiu a escola. Questionou a atuação dos Cargos em Comissão da Prefeitura que não realizam mutirões de limpeza nos bairros. “OS CCs são todos pagos pelos contribuintes de Santa Maria e cadê as metas?”, questionou.

João Carlos Maciel (em comunicação de liderança) falou da esperança que sente pelos próximos três anos de gestão do governo Schirmer. “Estamos levando ao Prefeito vários apontamentos feitos pela bancada governista”, disse. Comentou do problema das travessias urbanas e dos freqüentes engarrafamentos na cidade. “Com a RS 509 duplicada, temos que nos unir para a vitória da Faixa Nova de Camobi”, concluiu. Reiterou o compromisso do Parlamento em ser a voz da população.

Texto: Clarissa Lovatto Barros e Camilla Milder
Fotos: Alessandra Cichoski

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços