
- 04/11/2010
Jane informou que, em 2000, a coordenação nacional de pneumologia sanitária foi integrada ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Políticas de Saúde, tendo como consequência a exigências de novas estratégias de controle da tuberculose em harmonia com as atividades desenvolvidas pelo Departamento.
Santa Maria é um dos 24 municípios prioritários do Rio Grande do Sul, tendo como pacto estabelecido pelo Ministério da Saúde examinar 1% da população. O Ministério da Saúde espera atingir a meta de 85% de cura nos casos novos e manter o índice máximo de 2% de abandono do tratamento. Segundo Jane, um dos problemas enfrentados é o diagnóstico tardio da doença, fato que prejudica o êxito do tratamento. A região norte do município é onde há maior número de casos de tuberculose.
Proposições aprovadas
• Requerimento da vereadora Sandra Rebelato (PP), para que seja inserido, nos Anais do Legislativo, o artigo A Vida e a Lei, de autoria de Jarbas Lima, publicado no jornal Correio do Povo em 24 de outubro;
• Requerimento, de autoria dos vereadores Luiz Carlos Fort (PT) e Manoel Badke (DEM), de viagem a Chapecó, na próxima semana. Fort informou que os vereadores, em companhia de servidores da prefeitura, irão verificar o funcionamento da informatização das unidades de saúde. Segundo o vereador, Chapecó é município pioneiro na implantação de formulários eletrônicos e na informatização das unidades de saúde. “O secretário de Chapecó vai no explicar como funciona o sistema”, afirmou.
• Projeto de lei, do Poder Executivo, que autoriza o poder Executivo Municipal a abrir crédito adicional ao tipo especial no valor de R$ 200.000,00
Primeira discussão
• Projeto de lei, do Poder Executivo,que dispõe sobre a criação de cargos e funções de direção, chefia e assessoramento na unidade gestora criada pelo decreto executivo para implementação das ações decorrentes do empréstimo junto ao BIRD;
• Projeto de lei, do Poder Executivo, que autoriza o poder Executivo a abrir crédito adicional do tipo suplementar no valor de R$ 1.400.00,00.
Resumo dos pronunciamentos
Sandra Rebelato (PP) registrou que, no último dia 31, o Brasil vivenciou momento inédito na história política e social ao eleger, pela primeira vez, uma mulher para ocupar cargo mais importante no Brasil. “Ter uma mulher como presidente representa avanço nas discussões sobre gênero na nossa sociedade”, observou. Acrescentou que deseja a Dilma Roussef (PT) que tenha coragem e determinação para enfrentar os desafios no comando do país.
Luiz Carlos Fort (PT) afirmou que, durante o governo do presidente Lula (PT), foi elaborada estratégia para desenvolvimento sustentável do país. Fort declarou estar de “alma lavada” por ter trabalhado com êxito para eleger deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente da República. Afirmou que Valdeci Oliveira (PT) e Paulo Pimenta (PT) estarão trabalhando por Santa Maria e região.
Marion Mortari (PP) também destacou a eleição de Dilma Roussef como presidente da República, declarando que espera um bom governo para população brasileira. Mortari registrou melhoramentos significativos no cemitério do Pau a Pique e que, em reunião com o prefeito Schirmer (PMDB), cobrou mais segurança no local, através de destinação de um zelador. O vereador ressaltou que, além do poder público, as pessoas também precisam se comprometer em manter o cemitério limpo. “Pessoas que frequentam o cemitério jogam lixo no chão. Peço que as pessoas tenham mais educação”, observou.
João Carlos Maciel (PMDB) convidou os vereadores e comunidade para participarem da 1ª Cavalgada Santo Expedito, em 15 de novembro, em Itaara. A saída será no Parque da Medianeira às 8h. João Carlos Maciel destacou o movimento integrado realizado por comissão mista de vereadores, radialistas, subprefeitos e comunidade em geral a fim de viabilizar a ligação asfáltica entre Santa Maria e São Martinho da Serra. Está programada, para 24 de novembro, às 9h, na divisa dos dois municípios, um paralisação do trânsito de 45 minutos a uma hora. Denominado “dia de SAM” (Santa Maria e São Martinho da Serra), o objetivo da mobilização é conseguir o asfaltamento na ligação entre os dois municípios. Alertou o prefeito Schirmer sobre a falta de manutenção dos cemitérios do município e também fez críticas à demora da Secretaria de Mobilidade de Urbana para resolver as questões do trânsito. “Não pode a cidade ficar esperando um ano por uma sinaleira”, afirmou.
Maria de Lourdes Castro (PMDB) parabenizou Paulo Ceccim e a comissão organizadora da Multifeira de Santa Maria, que acontece até o próximo dia 7. Parabenizou Zaira De Grandi pelo lançamento da revista Santa Maria e suas potencialidades, que, segundo a vereadora, é um documento que traz características de Santa Maria e aborda a história do município. Maria de Lourdes destacou a eleição da primeira mulher presidente do país, ressaltando esperar que Dilma Roussef implemente ações de geração de emprego e renda no país. A vereadora lamentou número de abstenções nas eleições, fato revelador, segundo Maria de Lourdes, da falta de consciência política do povo brasileiro.
João Carlos Maciel (espaço de liderança do governo) elogiou a postura diplomática do prefeito Cezar Schirmer por ocasião do processo eleitoral que se encerrou no último dia 31 com a vitória da petista Dilma Roussef. “Um chefe de poder executivo tem que manter esta posição de equilíbrio”, exemplificada, ainda conforme ele, com o tratamento isonômico que Cezar Schirmer dispensou aos dois candidatos que chegaram ao segundo turno. Além de congratular-se com a vencedora e o seu vice, o peemedebista Michel Temer, Maciel parabenizou o candidato tucano José Serra pela sua vitória em Santa Maria e no estado do Rio Grande do Sul. Para ele, tentando explicar a observação da colega de partido Maria de Lourdes Castro sobre o alto índice de abstenções no segundo turno, se deve ao nível “vergonhoso dos debates” e ao “grande número de escândalos em que se envolveu o governo federal”. Maciel espera que o “anunciado estreitamento de relações entre o Rio Grande do Sul e o governo Federal”, decorrente das vitórias dos petistas Dilma Roussef e Tarso Genro, “realmente traga avanços para Santa Maria”.
Jorge Trindade (PT) disse entender e a indignação de João Carlos Maciel (PMDB), manifestada durante o grande expediente, em razão da demora do governo municipal em atender certas reivindicações da comunidade. Isto se deve, segundo o petista, “a muitas demandas reprimidas. Há, conforme ele, “um grande desleixo de parte do Executivo”. Exemplificou sua afirmação com o que chama “situação de verdadeiro abandono das praças de lazer na região leste da cidade”. Prometeu, ou ameaçou trazer fotos destas praças na próxima sessão. Quanto à vitória de Dilma Roussef, disse que não há como não reconhecer que o governo Lula foi decisivo no resultado devido às grandes conquistas de suas duas administrações. Disse ter a certeza, pela capacidade de ambos, que Dilma e Tarso farão grandes governos.
Helen Cabral (PT) também falou sobre a eleição de Dilma Roussef, utilizando em certos momentos expressões da própria candidata quando de seu discurso após a confirmação da vitória na noite de domingo (31): “que todos os pais digam a partir de hoje as suas filhas: vocês podem, nós podemos”. Ou, então, o que disseram alguns órgãos da imprensa internacional, como o inglês The Independent: “O Brasil elege a mulher mais poderosa do mundo”. Lembrando a sua história militante de 21 anos, “sempre envolvida com lutas de gênero”, Helen disse sentir-se orgulhosa porque as mulheres chegaram ao poder “num espaço que sempre foi considerado exclusivo dos homens”. E salientou a quebra de paradigmas históricos por parte de seu partido: “primeiro elegemos um operário metalúrgico e agora a primeira mulher presidente da república”. Quanto às críticas sobre a falta de experiência da presidente eleita, a petista contrapôs com o passado militante de Dilma à época da ditadura militar, sua prisão e tortura, sua passagem pelos executivos do município de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul e, mais recentemente, no ministério de Lula onde gerenciou os projetos mais importantes do governo. “Esperamos que este marco na nossa história sirva para que todas nós mulheres digamos a partir de agora, nós podemos”. E que sirva também de incentivo à participação feminina na vida política do país, igualmente desejou ela.