
- 09/12/2010
Em novembro deste ano, Oscar Carlesso recebeu, em Vicenza (Itália), o prêmio Vicentinos no Exterior, conferido a italianos com trabalho destacado na preservação da cultura italiana. Em 2010, Carlesso foi o único brasileiro premiado pela Câmara de Comércio do país europeu com medalha de ouro e atestado de benemerência.
Segundo Carlesso, no Brasil, há 25 milhões de descendentes de italianos, sendo três milhões residentes no RS. Existe, no estado gaúcho, 40 mil pessoas no estado com cidadania italiana reconhecida.
Aprovado projeto de regulamentação de recursos multimídia nas sessões
Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o projeto de resolução da Mesa Diretora, que disciplina o uso de recursos multimídia nas sessões ordinárias e extraordinárias. O recurso multimídia somente poderá ser utilizado na exposição de relatório ou atividade das comissões, na defesa dos projetos da lei, na tribuna livre, na comunicação de lideranças e no expediente nobre. O objetivo é fazer o uso de recursos tecnológicos mais modernos, mas em momentos oportunos e de forma regrada.
Árvore – Aprovado o projeto, do poder Executivo, que declara excluída de imunidade ao corte a árvore Guapuruvú, na Avenida Medianeira em frente ao prédio número 1781.
CCJ – O projeto de resolução da Mesa Diretora, que revoga resolução 02/2001 e disciplina a administração e o funcionamento da TV Câmara, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça para posteriormente ser apreciado em plenário.
EXTRAORDINÁRIA – Aprovado em sessão extraordinária, o projeto de lei nº 7472/2010, do poder Executivo, que autoriza o município contratar emergencialmente agentes de saúde pública e vigilância ambiental, para atuação junto à secretaria de município de saúde. Os agentes de que trata o projeto são profissionais que atuam no combate a epidemias tais como a dengue, febre amarela e gripe H1N1.
Resumo dos pronunciamentos
Isaias Romero (PMDB) registrou que banda da Brigada Militar em Santa Maria enfrenta dificuldades por falta de pessoal. Segundo o vereador, a comunidade e o Comando da Brigada precisam lutar para manter a banda em atividade. Cumprimentou o secretário Cláudio Rosa pelo projeto de “ação comunitária” que será desenvolvido em Santa Maria. Afirmou que é meritório o projeto, de sua autoria, que altera Código de Posturas e flexibiliza os limites de intensidade do som em cultos religiosos.
Sandra Rebelato (PP) externou congratulações ao Instituto de Previdência e Assistência aos Servidores Públicos Municipais (IPASSP) que recebeu parecer favorável as suas contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS). De acordo com a vereadora, não foi evidenciado nenhum apontamento e isso é motivo de orgulho para administração municipal.
João Kaus (PMDB) parabenizou os 90 alunos formandos da Escola Cilon Rosa pela formatura na última terça-feira (07). Responsabilizou a concessionária de abastecimento de água pelo grande número de buracos feitos nas vias públicas para realizar obras, os quais, posteriormente, não são fechados. João Kaus observou que há grande número de veículos nas vias, tornando o trânsito intrafegável. “Tem quantidade excedente de veículos na cidade, talvez por culpa de programas incentivadores”, afirmou, referindo-se à redução do IPI que, na avaliação do vereador, provocou aumento de vendas de carros.
João Carlos Maciel (PMDB) declarou estar abismado, perplexo e decepcionado com o menosprezo do Executivo Municipal com a vereança. Informou que irá encontrar-se com o prefeito Cezar Schirmer, ainda nesta quinta-feira, para tratar de vários assuntos, entre eles, a liderança de governo. Maciel fez referência à matéria do jornal Diário de Santa Maria desta quinta-feira sobre os planos da prefeitura municipal para 2011, em que o Executivo anuncia organização de um seminário com lideranças comunitárias sem mencionar a importância dos vereadores. “Não estou discutindo a ideia em si. Só estou lembrando que há vereadores que foram eleitos, na urna, pelos eleitores. E vejo na matéria que haverá um servidor que irá nas vilas ver o que o local necessita. Fico me perguntando: e as demandas que apresentamos porque não foram atendidas?”, questionou. O vereador afirmou que, em nenhum momento na matéria, o prefeito faz menção de chamar os vereadores para atender às reivindicações das comunidades. João Carlos Maciel classificou como caótico o abastecimento de água em Santa Maria e criticou a Corsan pela inoperância.
Jorge Ricardo Xavier (PRB) destacou que os vereadores trabalham diariamente para atender os anseios da população e fazer o melhor por Santa Maria. Agradeceu a Igreja Cristã Maranata por estar realizando cultos de orações pelas autoridades. Parabenizou a estudante Paola que representou Santa Maria na Câmara dos Deputados e observou ser fundamental a presença dos jovens nas atividades do Legislativo.
Texto: Clarissa Lovatto