quinta-feira, 28 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Associação Cuica recebe homenagem do Legislativo

• 22/12/2010

Em sessão especial, ocorrida na noite desta terça-feira (21), a Câmara de Vereadores prestou homenagem aos cinco anos da Associação Cuica – Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes. Compuseram a Mesa de Honra, o secretário adjunto de Cultura, Cesare Barichello, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Jane Sassi, e o coordenador da Associação Cuica, José Everton Rossini.
Após exibição de vídeo sobre a Associação, a vereadora Maria de Lourdes, proponente da sessão, declarou estar feliz em prestar homenagem ao grupo, formado por crianças e adolescentes, criado graças ao sonho do jovem José Everton Rossini, que passou por inúmeras dificuldades até graduar-se em música na UFSM. Maria de Lourdes destacou a trajetória de criação do Cuica, que busca ensinar música aos alunos e também incentivar o desenvolvimento integral da criança e do adolescente. “O grupo encerra 2010 coroado de sucessos. Tenho certeza que o sucesso maior são os dois grupos musicais novos que se criaram através da oportunidade que tiveram no Cuica”, observou. A vereadora entregou a José Everton uma placa em homenagem ao Cuica e kit de obradas lançada pela lei do Livro do Legislativo.
José Everton Rossini agradeceu a todos que contribuíram na caminhada do Cuica, que tem como referência a formação humana integral por meio da cultura. Bastante emocionado, José Everton destacou que há dificuldades no caminho, mas o grupo encontra apoio de inúmeras pessoas e instituições na construção do caminho. “A arte é nossa opção. Nosso compromisso é busca do bem-estar das pessoas que fazem música como maneira de mudar a realidade”, enfatizou.
A sessão especial se encerrou com a apresentação municipal do Cuica e também do grupo de percussão CVI, que interpretaram canções brasileiras e o Hino Rio-grandense.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Pedro Pavan