Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Lei do Livro publicará mais duas obras em 2011

• 17/01/2011

Agueda , A Grande Mestra, de Ceura Fernandes, e O Coronel, O Jornalista e O Delegado: Cultura, Política e Violência em Santa Maria, de Cristiane Debus Pistoia, são as obras selecionadas para serem publicadas por meio da Lei do Livro em 2011.
A presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, recebeu na manhã desta segunda-feira (17) a decisão da comissão julgadora. Formada pelo representante do Conselho Municipal de Cultura de Santa Maria, Athos Ronaldo Miralha, pelo representante da Academia Santa-Mariense de Letras, Evandro Weigert Caldeira, e pela representante da Casa do Poeta de Santa Maria, Maria Regina Caetano Soares, a comissão decidiu, por unanimidade, pela publicação das duas obras.
Agueda, A Grande Mestra apresenta uma reportagem-biográfica da educadora Agueda Brazzale Leal. Já O Coronel, O Jornalista e O Delegado resgata parte da memória política de SM, na qual relembra o assassinato de Felipe Alves D’Oliveira, o pai de um dos filhos ilustre de Santa Maria, o poeta Felippe D’Oliveira.
A tiragem de cada livro será de mil exemplares. As obras serão distribuídas gratuitamente em bibliotecas, escolas e instituições de Santa Maria. Os direitos autorais serão concedidos ao Poder Legislativo. O lançamento dos livros deve ocorrer em maio, durante as atividades da Semana da Câmara e Feira do Livro de Santa Maria.

Lei do livro – Criado em 2004, o projeto tem o objetivo de publicar, anualmente, no mínimo, um livro com enfoque nos temas regionais ligados à cultura santa-mariense, nos gêneros poesia, crônica, romance e história.

Fotos: Pedro Pavan