sexta-feira, 19 de abril de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Presidente Sandra faz visita ao Distrito Industrial

• 07/02/2011

Na manhã desta segunda-feira (7), a presidente do Legislativo, vereadora Sandra Rebelato, fez uma visita ao Distrito Industrial (DI). No bairro agroindustrial, localizado na zona oeste da cidade, Sandra foi recepcionada pela presidente da Associação Distrito Vivo (ADV), Odimara Marion, e pela diretora financeira da entidade, Alessandra Zocoloto.
Entre os assuntos tratados na visita esteve o projeto de lei que visa à regularização dos lotes no DI. Na ocasião, Odimara destacou o empenho da ADV em trazer melhorias para o local: “estamos imbuídos para que o Distrito Industrial seja fortalecido. Agora, estamos vivendo uma nova fase, a municipalização, e esperamos que seja promissora através de um gestor mais competente, mais próximos das necessidades, mais dinâmico e mais transparente. A Associação quer ser a voz em prol das empresas instaladas no DI”.
Em um passeio pelo DI, a presidente Sandra teve a oportunidade de verificar os avanços das obras no Santa Maria Tecnoparque, empreendimento localizado em uma área de mais de 5 hectares no Distrito e que pretende ser um centro irradiador de desenvolvimento econômico e social das empresas de base tecnológica para Santa Maria e Região. O papel principal do Parque Tecnológico é o de transformar ideias em negócios, servindo de suporte em infraestrutura e serviços ao empreendedor em tecnologia, além de servir de campo e fonte de pesquisa para os acadêmicos e pesquisadores das universidades da região. Os principais eixos, também chamados de vocação do empreendimento, são a tecnologia da informação; novos materiais (nanotecnologias); área elétrica, eletrônica e químicos; agrotecnologias e tecnologia para a área de defesa (levando em conta o contingente militar da cidade).
Atualmente, o DI ocupa uma área de 329 hectares e abriga 25 empresas de diferentes segmentos, como, por exemplo, o alimentício e o metalúrgico. O DI é administrado pela Secretaria do Município de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Assuntos Estratégicos, com co-administração da Associação Distrito Vivo.