Santa Maria, domingo, 30 de junho de 2024

Semana da Câmara: contas públicas em foco

• 30/04/2010

A edição 2010 da Semana da Câmara ocorre de 3 a 7 de maio e aborda o tema Transparência nas Contas Públicas. Na segunda-feira, dia 3, às 10h, abrindo a programação da Semana da Câmara, será inaugurado o novo estúdio da TV Câmara, com a gravação do programa Expediente Nobre, numa entrevista com o presidente do Legislativo, vereador Paulo Airton Denardin, e o prefeito, Cezar Augusto Schirmer. No mesmo dia, às 17h30min, haverá o lançamento, na Feira do Livro, das obras A face oculta da lua e Nova História de Santa Maria: contribuição recente, publicados pela Câmara, por meio da Lei do Livro.

Dentro a programação, também haverá a sessão solene de entrega dos Títulos de Benemerência, homenagem prestada pelo Legislativo a pessoas que se destacaram na comunidade. Na ocasião, serão agraciados João Gilberto Lucas Coelho, com título de Cidadão Santa-Mariense; Ruth Pereyron, Cidadã Benemérita; Eny Trintade Soares, Honra ao Mérito, e Ony Lacerda da Silva, Vereador Emérito.

Outro destaque da Semana é o lançamento do novo site da Câmara, que incluirá o Portal da Transparência, conforme a Lei Federal nº 9755. Esse portal disponibilizará o acesso às contas públicas, como compras realizadas pela Câmara e diárias de viagens, além do acompanhamento da tramitação dos projetos de lei. O novo site trará ainda informações sobre cada vereador e um link destinado a Ouvidoria, que propõe maior interação com a comunidade, possibilitando o envio de mensagens para qualquer vereador ou setor da Casa.

O evento contará, ainda, com palestras, entre elas, a do jornalista Marcos Rolim, assessor de imprensa do Tribunal de Contas do Estado (TCE), e da jornalista Ana Amélia Lemos. A Semana da Câmara se encerra na sexta-feira, dia 7, com o descerramento das placas de identificação de ruas da Vila São Serafim, com nomes de ex-vereadores do município.

Dia 3, segunda-feira

10h – Inauguração estúdio TV Câmara

17h30min – Lançamento das obras publicadas pela Lei do Livro: A Face Oculta da Lua e Nova História de Santa Maria: Contribuição Recente. Local: Praça Saldanha Marinho

Dia 4, terça-feira