Santa Maria, quinta-feira, 16 de maio de 2024

TV Câmara com estúdio novo

• 03/05/2010

A inauguração do novo estúdio da TV Câmara, na manhã desta segunda-feira (3), marcou o início das atividades da Semana da Câmara 2010. Parlamentares e servidores da Casa prestigiaram a cerimônia em que o presidente do legislativo, vereador Paulo Airton Denardin, junto com o prefeito, Cezar Schirmer, cortou a fita e abriu as portas do novo estúdio.

Em seu discurso, Denardin destacou a importância da TV Câmara como instrumento de informação para a comunidade santa-mariense e também de transparência das atividades parlamentares. Confirmando as palavras do presidente da Casa, o prefeito Schirmer lembrou a época em que era vereador, no início dos anos 1970, quando uma rádio local transmitia as sessões da Câmara, e que hoje, é uma evolução o legislativo ter o seu próprio veículo de comunicação. “A TV Câmara estreita a relação entre a comunidade e seus representantes no parlamento”, disse o prefeito.

Logo após o ato de inauguração, prefeito Schirmer e presidente Denardin participaram da gravação do programa Expediente Nobre, num bate-papo comandado jornalista Ludwig Larré, em que foi abordada a relação entre Executivo e Legislativo.

Estúdio – Amplo, com projeto moderno e mais eficiente, o novo estúdio da TV Câmara foi pensado para garantir caráter ainda mais profissional aos programas produzidos na Casa. As obras tiveram início em 2009, por iniciativa do então presidente João Carlos Maciel. Em novas instalações, a TV Legislativa de Santa Maria retoma a sua programação, que traz na grade os seguintes programas:

TJ Câmara – telejornal da TV Câmara, com notícias do legislativo e da cidade.

Conheça a Câmara – Por meio dos vídeos institucionais, a TV Câmara apresenta os setores que compõem o parlamento municipal.

Agenda Cultural – agenda eletrônica que visa divulgar eventos da cidade e dos distritos envolvendo as temáticas: arte, música, teatro, cinema, literatura, esporte, tradicionalismo e cidadania.

Nos Caminhos de Santa Maria – Convidamos os santa-marienses a conhecer a história da sua cidade. Personalidades, monumentos e templos são redescobertos e apresentados em programas especiais.

Cidadania – de Olho na Lei – Apresenta informações sobre os direitos e deveres garantidos pelas leis municipais.

Pergunte ao Vereador – Para esclarecer as dúvidas da comunidade referentes ao legislativo e ao trabalho dos legisladores, a TV Câmara vai às ruas e convida os santa-marienses a gravarem seu questionamento, que será respondido pelos vereadores e transmitido durante a programação do canal 16.

Retrato Público – programa de entrevista que apresenta à comunidade um perfil dos vereadores que integram a legislatura em exercício.

Expediente Nobre – programa de entrevista que destaca personalidades/autoridades civis e militares de Santa Maria.

Tribuna da Cultura – programa de entrevista que destaca talentos da literatura, da música, do teatro, do cinema e das artes plásticas.

TV Câmara Debate – um espaço para a discussão de temas relevantes com repercussão na cidade de Santa Maria e na região. Quatro convidados especiais, que possuam relação com o tema proposto, entre eles, sempre um vereador da Casa, apresentam seus argumentos na discussão que é coordenada por um jornalista mediador.