Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Câmara entrega Troféu Mulher Cidadã e reinaugura Galeria das Mulheres Parlamentares

• 22/03/2011

Em sessão solene, realizada no final da tarde desta terça-feira n(22), foi lançada oficialmente a 3ª Semana Municipal da Mulher e entregue o Troféu Mulher Cidadã. A agraciada nesta edição foi a professora aposentada Ana Maria Lima e Silva Andrade. O troféu visa homenagear mulheres que se destaquem pelo trabalho social realizado junto à comunidade santa-mariense.

Ana Maria Lima e Silva Andrade, nascida em Santa Maria, é casada com José Valdir Real de Andrade, pedagoga e pós-graduada em orientação educacional pela UFSM, ex-diretora de quatro escolas estaduais santa-marienses, ex-secretária municipal de bem estar social e, atualmente, preside a Casa da Amizade e é diretora social da Liga Feminina de Combate ao Câncer. É detentora de vários troféus, comendas e diplomas de reconhecimento, entre eles o troféu “Mulheres Maravilhosas da Boca do Monte”, por ocasião das comemorações dos 129 anos de emancipação do município de Santa Maria, e a comenda “Boi de Botas”, concedida pelo Regimento Mallet, no ano de 2002.

Saudando a homenageada em nome da Casa, a vereadora Maria de Lourdes Castro adiantou que falaria “um pouco do tanto que a nossa querida Amara Maria fez e continua fazendo para amenizar o sofrimento das pessoas.” Segundo a vereadora, em todas as cidades em que morou, Ana Maria “participou ativamente nas questões sociais, auxiliando as pessoas que precisavam”. Longe de Santa Maria, ainda segundo Maria de Lourdes Castro, a homenageada “orava e fazia promessas a Santa Rita para que construíssem em Santa Maria o quartel de engenharia que possibilitaria a transferência de seu esposo, militar, para sua terra natal”.

Finalizando, disse: “E, felizmente a Ana Maria voltou e tem em nossa sociedade uma trajetória que orgulha todos nós. São inúmeras as distinções que ao longo destes anos recebeu pelo trabalho relevante e abnegado”. E concluiu: “Neste momento agradeço em nome dos vereadores desta Casa o teu exemplo, Ana Maria, de comprometimento, de amor ao próximo, que sempre norteou tuas ações. e no mês da mulher, orgulhamo-nos de prestar esta homenagem – o Troféu Mulher Cidadã – a ti que vives amplamente a tua cidadania, mostrando o quanto a mulher é capaz.”

Em agradecimento, muito emocionada, a homenageada lembrou a sua infância santa-mariense na Avenida Rio Branco, seus pais “maravilhosos”, dos quais recebeu muitos ensinamentos e com quem aprendeu “amar as pessoas e ajudá-las”. Entre os agradecimentos nomeou os amigos presentes, os filhos, o esposo, “militar e também dedicado ao trabalho comunitário”, compartilhando o troféu com todos quais os quais trabalha, poderes constituídos, instituições civis e militares e empresários, “com todos que trabalham em prol de um mundo melhor”.

Em seguida, Carla Pinto Ricardo Palezzi foi convidada a declamar o poema “Mulher Guerreira”, de Salvador Lambert. Em seus versos, o poema ressalta a mulher que nas épocas das guerras de conquistas e revoluções assumia a defesa da propriedade da família, garantindo a continuidade das atividades econômicas.

Ao encerrar a sessão, a presidente Sandra Rebelato destacou na homenageada a sua condição de professora, “mulher solidária, grande política, grande mulher cidadã, cujos méritos já foram referidos.” Segundo ela, o legislativo santa-mariense “sente-se orgulhoso de ter entre os munícipes de Santa Maria uma figura feminina de tão virtuoso e elevado destaque.” Na mesma fala, a vereadora Sandra anunciou mais uma ação da Secretaria de Assistência Social do município, disponibilizando, a partir desta data guia com as leis que protegem as mulheres da violência doméstica.

Galeria Das Mulheres Parlamentares – Dando seguimento à programação da noite, logo após a entrega do Troféu Mulher Cidadã, ocorreu o ato de reinauguração da Galeria das Mulheres Parlamentares, batizada Helena Ferrari Teixeira pelo Decreto Legislativo 02/2010, numa proposição da vereadora Maria de Lourdes Castro. Localizada no hall de entrada do 1º andar da Casa, a galeria conta com fotos de todas as mulheres vereadoras de Santa Maria.

Na abertura do ato, a presidente Sandra Rebelato lembrou o artigo 183 da Plataforma de Ação Mundial, de 1995, assinada na IV Conferência Mundial da Mulher, em Beijiing, na China, que diz “...sem a participação ativa da mulher e a incorporação do ponto de vista da mulher a todos os níveis do processo e tomada de decisões não se poderá conseguir os objetivos de igualdade, desenvolvimento e paz.” Depois de destacar o lema da 3ª Semana Municipal, “Nós queremos, nós podemos. Mudar é preciso”, Sandra Rebelato lembrou que a IV Conferência sobre a Mulher, em 1996, “assumiu o compromisso de propiciar um novo paradigma de gênero, apoiando o emponderamento feminino entendendo a mulher como agente de transformação social”.

Em seguida, a vereadora Maria de Lourdes Castro destacou a trajetória política da vereadora que dá nome à Galeria enfatizando que “Helena Ferrari Teixeira representou naquela época, em que havia forte preconceito contra a mulher empreendedora e na vida pública, um modelo inesquecível de capacidade política, de honestidade e coragem. Foi uma mulher muito a frente do seu tempo: destemida e desbravadora, porém sem perder a sensibilidade”.

A professora Helena Ferrari Teixeira foi a primeira vereadora em Santa Maria e no Brasil, em 1952. Ao lado dela, compõem a Galeria das Mulheres Parlamentares outras 11 vereadoras. São elas: Maria Eloá Philber Pavani, Maria Rita de Assis Brasil Weigert, Irene Marin, Elizabeth Gonçalves, Maria Gessi Bento, Sirlei Dala Lana, Anita Teresa Costa Beber, Magali Marques da Rocha Adriano, Circe Terezinha da Rocha, Misiara Oliveira e Sandra Rebelato.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Renata Bianchini