quinta-feira, 28 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Capitão Sérgio Henrique Bittencourt recebe a Medalha do Acampamento

• 29/03/2011

Em sessão solene, no final da tarde desta terça-feira (29), no Plenário da Câmara, o capitão Sérgio Henrique Bittencourt, da Brigada Militar, recebeu a Medalha do Acampamento, honraria concedida a pessoas que se destaquem em atividades referentes à Defesa Civil no município. Atual Chefe de Operações do 1º Regimento de Polícia Montada de Santa Maria, o capitão Henrique exerceu no período de 2007 a 2010 a Coordenadoria Regional da Defesa Civil, sediada em Santa Maria, com jurisdição em 107 municípios.
Formado no curso de Formação de Oficiais da Brigada Militar, o homenageado tem em seu currículo os cursos de Instrutor de Informática, de Sistema de Informação (em nível superior), Internacional de Cargas Perigosas e Operacional de Defesa Civil, entre outros. O período em que esteve à frente da Coordenadoria Regional da Defesa Civil foi um dos mais severos em termos de instabilidade climática, quando foram registradas estiagens prolongadas, precipitações de granizo, vendavais, enchentes e enxurradas. Um dos momentos mais dramáticos foi a enchente do inverno do ano passado, quando houve, entre outros acontecimentos graves, a queda da ponte sobre o Rio Jacui na RST-287, que resultou na morte de seis pessoas.
Falando em nome da Casa, o vereador Admar Pozzobom destacou a presença constante do homenageado nos diversos municípios de sua jurisdição, seja providenciando suprimentos às necessidades básicas dos atingidos pelas intempéries, seja assessorando as administrações locais. “O auxílio e a presença do capitão Henrique foi preciso, também, para possibilitar que as comunidades, no menor tempo possível, pudessem ter sua rotina normal devolvida”, assegurou o vereador. Admar salientou também a participação do coordenador regional da Defesa Civil nos trabalhos de salvamento das pessoas arrastadas pela águas do Rio Jacui quando do desmoronamento da ponte da RST-287, bem como na busca dos desaparecidos, “permanecendo no local até que fosse encontrado o último corpo, em aproximadamente 20 dias de operações”.
Segundo o orador, o capitão Henrique também foi decisivo nos trabalhos de levantamento dos prejuízos ocasionados com aquela enchente e não deixou de destacar “a determinação da governadora Yeda Crusius” que propiciou, “em menos de um ano”, a construção de uma nova ponte no local.
Encerrando a sua manifestação, Admar Pozzobom classificou a homenagem como justa e merecida e reafirmou seus agradecimentos à Câmara pela iniciativa.
De sua parte, o capitão Henrique compartilhou a homenagem com todos os que com ele trabalharam nos quatro anos em que esteve à frente da Coordenadoria Regional de Defesa Civil. Ao lembrar que a Defesa Civil é um serviço “voltado à pessoa, visando minimizar seus sofrimentos” também não deixou de citar os dois momentos mais angustiantes do período: a precipitação de granizo em Itaara e a queda da ponte sobre o Rio Jacui. Finalizando a manifestação, o homenageado reforçou a necessidade da Defesa Civil e o apoio das pessoas e instituições ao serviço, pois mesmo que se queira o contrário, as “chuvas de pedra, vendavais, secas ou enchentes continuarão a existir”.
Além da medalha foi entregue ao homenageado um kit de livros publicados pela Câmara com recursos captados através da Lei do Livro.
No final, ao encerrar a sessão, a presidente Sandra Rebelato, depois de saudar os presentes, especialmente a ex-vereadora Magali Marques da Rocha, que representou o Executivo Municipal e é a autora da proposta de criação da Medalha do Acampamento, referiu-se ao homenageado como “um profissional que extrapolou a sua condição funcional e se tornou um exemplo de pessoa que dignifica a sua instituição e a nossa cidade”.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Renata Bianchini