Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão de Saúde recebe visita de representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria

• 31/03/2011

No início da tarde dessa quinta-feira (31), os vereadores Luiz Carlos Fort (PT), Manoel Badke (DEM), Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Jorge Trindade (PT), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, reuniram-se com representantes da Superintendência de Vigilância em Saúde de Santa Maria, na sala de Comissões do Legislativo Municipal. A superintendente municipal Selena Dutra Michel apresentou aos vereadores o decreto executivo que regulamenta a Lei Municipal 5434/2011, que proíbe o consumo de cigarros ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em ambientes públicos fechados.
Entre os objetivos da política municipal para o controle do fumo, estão a redução do risco de doenças provocadas pela exposição à fumaça e a criação de ambientes de uso coletivo livres do fumo.
Conforme a superintendente de Vigilância em Saúde a conscientização das pessoas é um dos principais aspectos a serem trabalhados. “Caberá ao município fornecer informações sobre os danos que o cigarro pode causar, vamos às escolas e falar para as crianças sobre os prejuízos do tabaco”, afirma Selena.
A vereadora Maria de Lourdes Castro, vice-presidente da Comissão de Saúde e autora da Lei, acredita que a partir do decreto “o controle do fumo ficará mais fácil de ser executado”. A lei passa a vigorar no mês de abril.

Texto e foto: Pedro Pavan