Santa Maria, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Comissão parlamentar realiza segunda visita aos distritos

• 04/05/2010

Com o objetivo de fiscalizar as obras de recuperação das estradas do interior, os vereadores Marion Mortari (PP) e Jorge Trindade (PT), que integram a Comissão Especial formada para este fim, visitaram na última sexta-feira (30) o distrito de Santa Flora.

A situação verificada pelos parlamentares não foi diferente da encontrada na semana anterior no distrito de Pains. As péssimas condições, agravadas com as chuvas, dificultam a trafegabilidade dos transportes escolares, coletivos, e de caminhões responsáveis pelo escoamento da produção de soja, arroz e outros produtos cultivados no distrito.

As obras são de responsabilidade de empresas terceirizadas que prestam serviços a prefeitura de Santa Maria. “O trabalho iniciou aqui há cerca de um mês, mas a maior parte do tempo as máquinas – patrolas – ficam paradas, porque, segundo os operadores, apresentaram problemas”, relata a moradora do distrito, Neli Pereira da Rosa.

Percorrendo as principais estradas de Santa Flora, os vereadores verificaram que, da mesma forma que em Pains, além do patrolamento, é necessário o cascalhamento das vias. “Quando chove fica intransitável. As crianças ficam sem aulas e os ônibus não passam mais aqui em dias de chuva”, descreve o agricultor Emir Pedrolo, presidente da Associação Comunitária Colônia Pinheiro/Santa Flora.

“Algumas máquinas estão paradas como relatado pelos moradores, mesmo recebendo por hora. Foi destinado ao distrito de Santa Flora em torno de mil horas e, mesmo assim, pouca coisa foi feita”, registra o vereador Mortari.

Os demais distritos do município também estão no roteiro de fiscalização da Comissão e devem ser visitados nos próximos dias. A partir deste acompanhamento, os parlamentares construirão um relatório com estas situações constatadas e encaminhadas ao Poder Executivo para que em conjunto, soluções sejam buscadas.

Também faz parte da comissão o vereador João Carlos Maciel (PMDB), que não participou da visita devido a compromissos pré-agendados