Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Legislativo sedia audiência sobre empreendedorismo e inovação

• 18/04/2011

A Câmara de Vereadores sediou, na tarde desta segunda-feira (18), audiência pública organizada pela Assembleia Legislativa para tratar da implementação dos Conselhos de Desenvolvimento Municipal e de ações de empreendedorismo e inovação nos municípios gaúchos. A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e aprovada pela Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado estadual Cassiá Carpes. A presidente da Câmara de Santa Maria, vereadora Sandra Rebelato; Caio Jordão, do Corede Central; Vilson Serro, da Agência de Desenvolvimento; Julio Rasquin, Escritório da Cidade; Cesar Gehn, do Executivo Municipal; Elton Spode, do Parque Tecnológico de Santa Maria; Irmã Lourdes Dill e o deputado estadual Jorge Pozzobom compuseram a mesa dos trabalhos.

Vilson Serro, presidente da Agência de Desenvolvimento, destacou que, em 2005, foi formado Comitê de Empreendedorismo e Inovação com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento de Santa Maria, pois o município tem o PIB inferior a outras cidades gaúchas de porte populacional semelhante. Entre os objetivos estratégicos do Comitê estão a implementação de cultura empreendedora e inovadora no ensino fundamental, médio, superior e técnico profissional e a proposição de ações de médio de longo prazo num trabalho de disseminação de cultura empreendedora. Serro enfatizou que, a partir da criação do Comitê, foram desenvolvidas ações, entre elas, a criação do Santa Maria Tecnoparque, realização do 1o Seminário Brasileiro de Inovação, Educação Empreendedora e Desenvolvimento Regional, apoio na organização do perfil empreendedor, ampliação da incubadora tecnológica da UFSM, participação na elaboração da lei geral municipal da microempresa, empresa de pequeno porte e microempreendedor individual

Elton Spode, presidente do Parque Tecnológico de Santa Maria, ressaltou que a intenção do Parque – que envolve entidades públicas e privadas - é ser promotor do desenvolvimento regional, realizando a ligação entre o mercado, o governo e a academia. O Parque, que está sendo construído, fica no Distrito Industrial. Os vereadores Admar Pozzobom, Helen Cabral, Isaias Romero, Luis Carlos Fort, Maria de Lourdes Castro e Marion Mortari participaram da audiência.

Texto: Clarissa Lovatto
Foto: Gabriela Perufo