quinta-feira, 28 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Semana de Conscientização sobre o Ruído inicia na terça-feira

• 20/04/2011

Na tarde desta quarta-feira (20), aconteceu a última reunião preparatória para 2a Semana Municipal de Conscientização sobre o Ruído, que acontece de 26 a 29 de abril. Os organizadores fecharam a programação, cujo lançamento acontece na terça-feira (26), quando Dinara Paixão, coordenadora do curso de Engenharia Acústica da UFSM e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica, e o Major Luiz Antonio de Oliveira Floresta, Comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, utilizam a tribuna livre na sessão ordinária.
A Semana foi instituída pela lei municipal 5282, de 13 de janeiro, que tem por objetivo disponibilizar informações sobre a influência do ruído na saúde física e psicossocial das pessoas. A lei foi criada a partir de aprovação de projeto de autoria do vereador João Carlos Maciel.

Programação:

Dia 26 de abril – terça-feira
Lançamento da Programação da 2ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Ruído
Local: Tribuna Livre na Câmara de Vereadores
Hora: 15h
Participação: Presidente da Sociedade Brasileira de Acústica/ SOBRAC - Profª Drª Dinara Xavier da Paixão e Major Luiz Antonio de Oliveira Floresta - Comandante do 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar

Dia 27 de Abril – quarta-feira
Hora: 14h às 18h
Ônibus da Protege com medições audiométricas com fonoaudiólogos.
* Mostra de banners e distribuição de material informativo.
Local: Praça Saldanha Marinho
Participação: Câmara de Vereadores, acadêmicos dos cursos de Engenharia Acústica da UFSM e Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFRA .
Hora: 17h30min
Mesa Redonda “O ruído em Santa Maria – atualidade e perspectivas”
Participantes: Secretaria Municipal de Controle e Mobilidade Urbana, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Sociedade Brasileira de Acústica/ SOBRAC e 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar
Local: Plenarinho da Câmara de Vereadores

Dia 28 de abril – quinta-feira
Blitz informativa no trânsito
Local: Ruas de Santa Maria
Realização: 2º Batalhão Ambiental da Brigada Militar, Curso de Engenharia Acústica da UFSM, Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da UNIFRA e Secretaria Municipal de Controle e Mobilidade Urbana.

Dia 29 de abril – sexta-feira
* Oficina com estudantes das Escolas Municipais
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Pe Nóbrega
Horário: Manhã e Tarde
Realização: Alunos da Engenharia Acústica/UFSM

Dia 30 de abril – sábado
Medições demonstrativas de níveis de pressão sonora do ambiente e simulação de perda auditiva.
Local: Calçadão
Realização: Curso de Engenharia Acústica da UFSM