PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Começa a Semana da Câmara 2011


  • 02/05/2011
Compartilhe:

O lançamento da Campanha do Agasalho, a abertura da mostra de arte da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria e a sessão solene de entrega dos Títulos de Benemerência marcaram a abertura da Semana da Câmara 2011 na tarde desta segunda-feira (02), no legislativo santa-mariense.
Com a presença da primeira-dama do município, Fátima Schirmer, o lançamento da Campanha do Agasalho foi prestigiado por vereadores, assessores parlamentares e servidores do Legislativo. A presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, destacou que os servidores do parlamento se unem para apoiar e efetivar a campanha: “Conseguimos minimizar um pouco do frio de muitos santa-marienses”, disse a presidente. Em diferentes setores da Câmara estão distribuídos pontos de coletas para que as pessoas possam colaborar com a Campanha, doando artigos de inverno, principalmente agasalhos, sapatos e cobertores. A iniciativa do Legislativo integra a campanha da prefeitura, que tem como slogan “Felicidade é doar, de coração... sempre!”.
Já a exposição com os trabalhos da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria conta com 12 telas e pode ser conferida na sala Eduardo Trevisan, no hall do Legislativo até a próxima sexta-feira (07). A mostra apresenta telas assinadas por Beth Souza, Maria Lucia Rodrigues, Deja Rosa, Eleni Maioli, Elenora Leal, Ana Gloria, Olívia Picada, Marcelo Maioli, Enia Cavicholi, Marilia Chartune e Dilson Cechin.


Plenário lotado na entrega dos Títulos de Benemerência

Dirigida pela presidente Sandra Rebelato, a sessão solene para a entrega dos Títulos de benemerência e Título de Vereador Emérito contou com a presença do prefeito municipal Cezar Schirmer, entre outras autoridades civis e militares.
O homenageado com o título de Cidadão Santa-Mariense em 2011 é o arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert, natural da cidade de Sobradinho. Nascido em 11 de maio de 1945, filho de Dionísio Rubert e Delinda Maria Bavaresco, Dom Hélio iniciou sua formação religiosa em Santa Maria, no Seminário São José, em 1958. Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Maior Imaculada Conceição, em Viamão, tendo sido ordenado presbítero em 1971 pelo bispo santa-mariense Dom Érico Ferrari. Entre os anos de 1985 e 1987 tornou-se mestre em Sagrada Liturgia pelo Instituto Santo Anselmo, de Roma. Em março de 2004, Dom Hélio foi nomeado pelo então Papa João Paulo II o 7º bispo da Diocese de Santa Maria e, no dia 11 de abril de 2011, nomeado Arcebispo da recém criada Arquidiocese Metropolitana de Santa Maria, em ato assinado pelo papa Bento XVI. Atual vice-presidente do Regional Sul III, Dom Hélio é autor dos livros Dom Érico, o Segredo de Um Monsenhor e O Inesquecível Monsenhor Armando Teixeira.O arcebispo foi saudado pelo vereador Werner Rempel, que ao falar sobre a história “do guri de Segredo” (distrito de Sobradinho, hoje município), lembrou ter o religioso “passado mais tempo da sua vida em Santa Maria do que na sua cidade natal ou em qualquer outra cidade onde tenha exercido suas funções de sacerdote ou de mestre”. Segundo Werner Rempel, Dom Hélio é “uma pessoa efetivamente presente na construção da sociedade santa-mariense nas últimas décadas”.
Com a difícil missão de suceder na Diocese santa-mariense a Dom Ivo Lorscheiter, a grandeza de Dom Hélio, segundo o vereador independente, reside, entre outras virtudes, no fato de em nenhum momento querer ser igualado ao seu antecessor. “Com segurança, com serenidade e com seu inseparável companheiro de todas as horas, o esforço, foi firmando seu próprio estilo no cumprimento de sua missão”.
O Cidadão Santa-Mariense 2011 agradeceu a concessão do título se declarando “um tanto emocionado” e “eternamente agradecido”. Lembrou que seu primeiro contato com a cidade foi em 1958, ano da conquista da primeira Copa do Mundo pelo Brasil, ano do centenário de emancipação política do município, “de grandes festividades e celebrações”. E de pronto, segundo o arcebispo, “a cidade conquistou meu coração”.
Posteriormente, quando retornou à cidade em 2004, já designado bispo diocesano, lembrou que na estação rodoviária fez questão de demonstrar o seu amor pela nova morada beijando o solo ao desembarcar do ônibus. Dom Hélio ainda disse que “é muito bom morar em Santa Maria, cidade do ecumenismo religioso, da lendária Imembui, de Nossa Senhora Medianeira, dos estudantes, dos militares e de tantos heróis do presente e do passado”. Dentre estes últimos, não deixou de citar as figuras do professor José Mariano da Rocha, reitor fundador da Universidade Federal de Santa Maria e de Dom Ivo Lorscheiter.
Em seguida, o título de Cidadão Benemérito foi concedido ao médico veterinário santa-mariense José Antônio Barão Schons, nascido em 16 de abril de 1935 e formado pelo Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1962. É fundador e primeiro professor da disciplina de Semiologia do curso de Medicina Veterinária da UFSM, concluiu curso de mestrado na Faculdade de Medicina Veterinária de Minas Gerais, na capital mineira, em 1972, e tem 28 trabalhos científicos publicados. Professor titular aposentado da UFSM, José Antônio Schons é casado com Maria da Graça Paz Schons, e pai das filhas Simone, Adriane e Juliana.
O vereador progressista e também médico veterinário Paulo Airton Denardin saudou o homenageado e seu antigo professor, destacando um de seus atos como prova de seu desprendimento comunitário. O professor Schons, informou Denardin é o doador ao município da área onde está sendo construído o Hospital Regional de Santa Maria. Conforme lembrou, a obra esteve prestes a ser transferida para outro município por falta de área para a sua localização.
“Esse desprendimento em relação a Santa Maria, por esse gesto e pela trajetória de vida dedicada à Cidade Coração do Rio Grande do Sul, leva este Poder, por unanimidade de seus vereadores e vereadoras, conceder neste mês de aniversário da cidade o titulo de Cidadão Benemérito ao prezado professor José Antônio Barão Schons. Nobre promotor do progresso com o ideal de elevação humana sincronizando com a edificação de um mundo melhor”, concluiu o orador.
De sua parte, José Antônio Schons, não menos emocionado do que Dom Hélio Rubert, confessou a sua dificuldade “em controlar o seu sentimento” em razão da homenagem, “um momento muito especial da minha vida”, destacou. Agradeceu à Câmara, ao apoio dos familiares e vizinhos de bairro e destacou a atuação do empresário Valnei Vieira e o do prefeito Cezar Schirmer, então deputado federal, na agilização do processo de doação da área de terra, de sua propriedade, para a construção do Hospital Regional de Santa Maria. Professor da UFSM durante 30 anos, José Antônio Schons também se declarou honrado por encontrar muitos de seus ex-alunos com atuação destacada em suas comunidades, entre eles os vereadores Paulo Airton Denardin e Manoel Badke, presentes à sessão.
O próximo homenageado, o empresário Ottílio Fabbrin, recebeu o título de Honra Ao Mérito. Natural da cidade de Carlos Barbosa, localizada na serra gaúcha, o homenageado radicou-se em Santa Maria em 1936, junto com os irmãos Guilherme e Ângelo, quando fundaram a empresa Irmãos Fabrin, no segmento de máquinas agrícolas e ferragem em geral. Junto à comunidade atuou como vice-presidente da Comissão para o Desenvolvimento de Santa Maria, junto ao IEPE da Universidade Federal de Santa Maria, como representante do empresariado junto ao Plano Diretor do município, exerceu da vice-presidência da então Associação Comercial de Santa Maria (ACISM), antecessora da CACISM e foi diretor da União Varejista de Santa Maria. No biênio 1972/1973 foi escolhido Comerciante do Ano. Atuou ainda na direção de entidades beneficentes, esportivas e sociais. Foi tricampeão brasileiro de bocha e hepta campeão gaúcho pelo Clube Dores, tendo sido diretor da entidade dos bochófilos na cidade durante 25 anos.
O peemedebista João Carlos Maciel, ao falar em nome dos demais vereadores, destacou “as relevantes ações de solidariedade prestadas pelo homenageado em benefício dos necessitados, dos que têm fome”. Explicou, no entanto, que não se referia apenas “à fome de pão, mas a de afeto, de carinho, de mão estendida em direção a um futuro que certamente seria incerto, de mão combatendo a discriminação, a negligência, a violência, a crueldade, a opressão”.
Mais adiante Maciel afirmou: “Não basta dizer apenas que o Sr. Ottilio Fabbrin é grande incentivador nas vilas de cursos de corte e costura, tricô, crochê, pintura em tecidos, cabeleireiros, com entrega de diplomas. Precisamos salientar que ele fornece as lãs, as linhas, as tintas para que os cursos aconteçam, para que sejam confeccionados acolchoados, bichinhos, bonecas. Já tendo entregue mais de 468 agulhas de tricô e 408 agulhas de crochê às alunas.”
O peemedebista encerrou recitando a seguinte prece ao homenageado: ”Que a estrada, Fabbrin, se abra a sua frente; que o vento sopre levemente em suas costas; que o sol brilhe morno e suave em sua face; que a chuva caia de mansinho em seus campos; e até que nos encontremos de novo, que Deus lhe guarde nas palmas de Suas mãos!”
Em agradecimento, Attílio Fabbrin lembrou que na infância, quando entrou para a escola, recebeu da professora um livro didático com o título Pátria, Família e Comunidade. Três conceitos que nunca mais lhe saíram da mente, segundo confessou. Relembrou também que nos “jogos de bolitas” da sua infância, distribuía as suas quando os colegas ficavam sem os brinquedos. Posteriormente, de 1940 a 1945, serviu ao país na Força Expedicionária Brasileira, convocado que fora para a FEB. Casado há 66 anos com Hedi Zwetsch Fabbrin, com quem teve quatro filhos, “a quem sempre me dediquei e atendi da melhor forma que pude”. Ele também agradeceu a companheiros do passado, alguns já falecidos, relembrou fatos que marcaram a sua vida e se despediu, depois de novamente agradecer a homenagem, garantindo que “não os decepcionarei”.
A seguir, o ex-vice-prefeito Erony Paniz, ex-vereador em quatro legislaturas e três vezes presidente do legislativo santa-mariense, foi o homenageado com o título de Vereador Emérito. Partidariamente engajado desde o ano de 1959, no extinto Partido Libertador e seus sucedâneos (Arena, PDS e PP), exerceu em todos os cargos de direção, de secretário a presidente. Funcionário aposentado da extinta Caixa Econômica Estadual do Rio Grande do Sul e pecuarista, Erony Paniz também exerceu os cargos de subprefeito do distrito de Boca do Monte, conselheiro e diretor da Farsul, presidente do Sindicato Rural de Santa Maria e administrador da Associação Tradicionalista Estância do Minuano, entre outros. O homenageado é o proponente da criação da Expofeira de Santa Maria, sediada no parque de exposições da Universidade Federal de Santa Maria.
O vereador Isaias Romero saudou o ex-vereador Erony Paniz referindo-se ao mesmo como “um homem a quem conheço desde os tempos da Caixa Econômica Estadual e a quem dedico uma estima muito forte”. Homem de palavra e convicções firmes, segundo o vereador, “amigo de todas as horas, político ético, vereador ontem, hoje e amanhã.” A seguir, Romero relatou uma série de depoimentos de correligionários e amigos do homenageado, onde são destacadas virtudes como “convicção partidária, companheirismo e lealdade”. Por exemplo, para o ex-prefeito Farret, atual secretário de saúde do município, Paniz é “um batalhador convicto, convicto naquilo que prega. Um baluarte da política.”
Erony Paniz iniciou seu discurso de agradecimento referindo-se aos demais homenageados da noite, destacando de cada um as suas características a atributos. Lembrou o período em que exerceu seus quatro mandatos de vereador, homenageando ao ex-colega de parlamento presente ao ato, professor Antonio Abelin, “o decano dos vereadores santa-marienses”, segundo Paniz. Conforme o homenageado, “se é honroso para um cidadão ser um vereador em sua cidade, mais honroso ainda é ser escolhido vereador emérito”.
Depois de tecer alguns comentários críticos a determinadas situações no país, entre elas a “pesada carga tributária brasileira, a falta de segurança e a crise na educação”, o homenageado agradeceu a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram com a sua trajetória, familiares, professores, amigos, colegas de legislaturas e companheiros de partido, não deixando de fazer uma referência especial aos seus eleitores, “que me elegeram e que propiciaram a oportunidade de receber este título”. Ao finalizar, agradeceu nominalmente a todos os atuais vereadores e concluiu dizendo que foi, é e sempre será “como uma bússola, apontando sempre para o norte”.
Antes da fala de encerramento da presidente Sandra Rebelato, o prefeito Cezar Schirmer discursou enaltecendo a figura de cada um dos homenageados e sobre o tema da Semana da Câmara deste ano, O Parlamento e a Conquista da Credibilidade, disse que a Câmara de Vereadores de Santa Maria não precisa desta conquista por já tê-la adquirido através da seriedade da sua representação.
A presidente Sandra Rebelato referiu-se à importância do mês de maio para Santa Maria, “mês em que se comemora a semana do município” e dentro desta a Semana da Câmara de Vereadores, ao lado da Feira do Livro, entre tantas outras atividades. Especificamente sobre a Semana da Câmara, lembrou que esta tem se caracterizado por programações voltadas aos interesses da comunidade santa-mariense, tendo na solenidade de entrega dos Títulos de Benemerência um de seus pontos altos. “Significa, a reafirmação de um compromisso com o bem comum, e a política exercida com letras maiúsculas, voltada à causa pública e aos interesses do povo em primeiro lugar”.
Logo após o encerramento da sessão solene, ocorreu o descerramento da foto do homenageado Erony Paniz na Galeria dos Vereadores Eméritos, que fica na Sala de Reuniões, no térreo do legislativo.


Texto: Clarissa Lovatto e Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Perufo

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços