sexta-feira, 19 de abril de 2024

08h às 12h e das 13h30 às 17h30
Sexta-feira: 07h30 às 13h30

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Plantio de árvore símbolo do município

• 03/05/2011

Integrando as atividades da Semana da Câmara 2011, foi realizado, no começo da tarde desta terça-feira (03), o plantio da árvore símbolo de Santa Maria – o Ipê Roxo – em frente ao prédio do Legislativo. A muda da árvore foi plantada pelo ambientalista Salvador Lamberty e pelo ex-vereador Luiz Roberto Simon do Monte, autor da lei que torna o ipê roxo a árvore símbolo da cidade. O ato contou com a participação de vereadores, de Magali Marques da Rocha, representando o Executivo Municipal, e do Major Brancalione, da 3a Divisão do Exército.
Servidor do Legislativo Municipal há 30 anos, Luiz Roberto Simon do Monte, conhecido como Beto São Pedro, é autor do projeto de lei, que originou a Lei Municipal 3079/1988, considerando ipê roxo a árvore símbolo do município. Desde então, o símbolo passou a contar do brasão do município. “Quero destacar que a ideia do projeto partiu do professor James Pizarro, que me procurou para apresentar o projeto. A justificativa é que as encostas dos morros do município são tomadas pelo ipê na época da primavera”, explicou Beto São Pedro, parabenizando a direção do Legislativo por realizar o plantio da árvore em época de discussão nacional sobre a votação do Código Florestal.
O ambientalista Salvador Lamberty afirmou que as características da árvore símbolo do município – resistência e não lascar – devem estar presentes na prática política. “Os políticos devem ser resistentes nos seus ideais”, opinou, explicando que o plantio do ipê marca a retomada da consciência ecológica.
A presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, destacou que o plantio do ipê roxo é uma maneira de prestar homenagem ao município e, ao mesmo tempo, representa o respeito à natureza.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gabriela Perufo