Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Professora Agueda Brazzale Leal autografa obra que conta sua vida

• 05/05/2011

Dando sequência às atividades da Semana da Câmara 2011, a presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, acompanhada dos vereadores João Kaus, Helen Cabral, João Carlos Maciel, Maria de Lourdes Castro e Werner Rempel, prestigiou a sessão de autógrafos do lançamento dos livros O Coronel, o Jornalista e o Delegado: Cultura Política e Violência em Santa Maria, de Cristiane Debus Pistoia, e A Vida de Águeda Brazzale Leal, de Ceura Fernandes. O lançamento ocorreu no final da tarde da quara-feira (04), na Praça Saldanha Marinho, integrando também a programação da Feira do Livro de Santa Maria. As obras foram publicadas por meio da Lei do Livro, instituída pela Câmara de Vereadores, que publica, no mínimo, um livro por ano, com temas regionais, com foco na cultura santa-mariense.
A Vida de Agueda Brazzale Leal, de autoria da professora Ceura Fernandes, apresenta a trajetória de uma das educadoras mais conhecidas no município. Aos 97 anos, Agueda participou, junto da escritora do livro, até o fim da sessão de autógrafos, que durou mais de duas horas. Na ocasião, a educadora também foi condecorada com a Medalha Mérito Cultural Prado Veppo, entregue pela presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato. Instituída por decreto legislativo em 2000, a medalha é concedida a pessoas ou entidades que tenham se destacado por sua ação em favor da cultura do município.
A outra obra lançada pela Lei do Livro, O coronel, o Jornalista e o Delegado: Cultura, Política e Violência em Santa Maria, de Cristiane Debus Pistoia, conta uma história sobre violência, que tem como personagens o coronel Martin Höer, o jornalista Ernesto de Oliveira e o delegado Felippe Alves D’Oliveira. A autora não pode estar presente na Feira para o lançamento.

Texto e foto: Lucian Ceolin