Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Palestra para público interno encerra Semana da Câmara 2011

• 06/05/2011

O Legislativo Municipal encerrou a Semana da Câmara 2011 com a realização, nesta sexta-feira (06), de atividade direcionada ao público interno. Servidores, vereadores e assessores assistiram à palestra do professor Mauri Leodir Lobler, vice-diretor do Centro de Ciências Sociais e Humanas da UFSM, com a temática Implementando um novo modelo de gestão baseado na tecnologia da informação, com economia e consciência ambiental.
O professor Mauri afirmou que a Tecnologia de Informação (T.I) impacta na gestão de pessoas, citando que algumas empresas e entidades públicas, por exemplo, já dispõem de auto-atendimento dos recursos humanos. Esse mecanismo facilita o cotidiano do público interno que, de maneira simples, faz operações online sobre aspectos da vida funcional. Segundo Mauri, a T.I é uma oportunidade de facilitar a operacionalização das atividades e deixar em sintonia os softwares de gestão com os processos da organização.
Por fim, o professor enfatizou que a Tecnologia de Informação deve servir para melhorar o atendimento ao cidadão e também para auxiliar na tomada de decisão por parte dos órgãos públicos. Sugeriu ao Legislativo a criação de dispositivo no site da Câmara para que as pessoas possam agendar reunião com os vereadores. “É um mecanismo simples e há tecnologia para isso. O sistema de gestão precisa fornecer informações que auxiliam nas decisões do dia-a-dia. Não pode ser apenas um sistema operacional”, observou.
Após a palestra do professor, o servidor do Centro de Processamento de Dados da Câmara, Gilson Porto, explicou os procedimentos a serem implementados no Legislativo nos próximo meses. “Precisamos dar tratamento diferenciado para Tecnologia de Informação. Temos software para quase tudo e necessitamos que isso efetivamente funcione”, observou. Entre as facilidades estão o protocolo web e o pedido online de material do almoxarifado.

Texto: Clarissa Lovatto
Fotos: Gabriela Perufo