Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Legislativo municipal prestigia homenagem aos 153 anos de Santa Maria feita na Assembleia

• 18/05/2011

O aniversário de Santa Maria ganhou destaque na Assembleia Legislativa. Representantes do nosso município no Parlamento Gaúcho, os deputados Jorge Pozzobom (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) homenagearam os 153 anos de emancipação político-administrativa de Santa Maria no Grande Expediente da sessão desta terça-feira (17), dia do aniversário da cidade. Junto do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a presidente da Câmara, vereadora Sandra Rebelato, participou da homenagem. Na ocasião, os chefes do Executivo e do Legislativo Municipal foram convidados a fazer parte da Mesa, ao lado do presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde (PT). Outro santa-mariense a integrar a Mesa foi o secretário estadual da Justiça e Direitos Humanos, Fabiano Pereira. Os vereadores Admar Pozzobom (PSDB), Helen Cabral (PT) e Jorge Trindade (PT) também prestigiaram o ato, além de secretários municipais e outras autoridades e lideranças locais.

Primeiro a falar, o ex-prefeito de Santa Maria Valdeci Oliveira falou da sua emoção e orgulho de participar daquele importante momento. O deputado exaltou as qualidades do município. “Santa Maria é uma cidade acolhedora, hospitaleira, incentivadora. Desde os seus primórdios de Acampamento de Companhia Demarcadora de Fronteiras, é um lugar que sabe reconhecer as diferenças, valorizar as diversidades, respeitar os adversários, acolher os que vêm de fora”, afirmou.

Por sua vez, o deputado Jorge Pozzobom enalteceu a presença do município em sua trajetória. “Nasci , cresci, estudei e me formei. Sou filho, sou pai, sou deputado, e tudo que conquistei na minha vida foi em Santa Maria”. O parlamentar destacou que a homenagem à cidade é muito maior que questões partidárias. “Que hoje possamos, de maneira compartilhada, representar Santa Maria, independente de questões ideológicas”, afirmou. Pozzobom lembrou, ainda, do hino da cidade, da autoria de Aristilda Rechia, que diz Santa Maria, Cidade Alegria. “A alegria e a felicidade do nosso povo é que nos dá energia para trabalharmos e lutarmos juntos pela cidade, independente de divergências político-partidárias”.

A homenagem aos 153 anos de Santa Maria ganhou o apoio de quase todas as bancadas da Assembleia Legislativa. Após pronunciamento dos dois deputados santa-marienses, deputados das bancadas do PT, PMDB, PTB, PDT, PPS, PSDB, PP, PSB e PCdoB se revezaram na tribuna para parabenizar a cidade por seu aniversário.
A iniciativa dos deputados Jorge Pozzobom e Valdeci Oliveira, conhecidos adversários políticos, foi enaltecida pelos colegas parlamentares: “Quero parabenizar o Valdeci e o Pozzobom por fazerem uma homenagem conjunta para cidade de vocês. Juntos vocês estão inaugurando uma nova forma de relações políticas aqui no Parlamento”, afirmou a deputada Miram Marroni (PT).

Após as manifestações no Plenário, o Grupo de Percussão da Associação Cultura, Inclusão, Cidadania e Artes - o Cuica, de Santa Maria, encerrou o Grande Expediente em homenagem aos 153 anos de Santa Maria.