PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE SANTA MARIA

Câmara de Vereadores de Santa Maria - RS

Santa Maria, sexta-feira, 26 de abril de 2024

Câmara inicia série de visitas às escolas municipais


  • 30/05/2011
Compartilhe:

O legislativo santa-mariense, em parceria com a Secretaria de Educação, deu início, nesta segunda (30), a uma série de visitas às escolas municipais de Santa Maria. O objetivo da ação é entregar às escolas os livros publicados pela Lei do Livro neste ano, além de conversar com os estudantes sobre leitura e cidadania.
A primeira escola a ser visitada, na manhã de hoje, foi a EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto. A presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Sandra Rebelato, e o secretário de Educação do município, João Luiz Roth, foram recebidos pelos professores e estudantes para um bate-papo no pátio da escola. Na ocasião, a vereadora explicou aos alunos os objetivos da Lei do Livro: “Queremos estimular os autores de Santa Maria a contar as histórias da nossa cidade”, disse Sandra Rebelato. O secretário Roth ressaltou a importância de conhecer o que é nosso. “O mais importante é que são autores santa-marienses, temos que valorizar o que é daqui”, destacou.
Além de professores e alunos da escola João Pedro Menna Barreto, participaram do evento educadores e estudantes de outras 10 escolas da Zona Norte. A escritora e jornalista Ceura Fernandes também esteve presente. Ceura é autora do livro A Vida de Águeda Brazzale Leal, um dos lançamentos da Lei do Livro neste ano, assim como O Coronel, o Jornalista e o Delegado: Cultura Política e Violência em Santa Maria, de Cristiane Debus Pistoia.
A presidente do legislativo aproveitou a oportunidade para divulgar outros projetos vinculados à Câmara, como a campanha “Santa Maria 200 mil eleitores”. Os jovens também receberam materiais informativos que contam a história e explicam como funciona o parlamento municipal.
No encerramento da atividade, a responsável pelo Arquivo Geral da Câmara, a arquivista Jara Silveira, explicou aos alunos sobre a memória parlamentar. “Tudo que é produzido pela Câmara fica arquivado. Este ato (referindo-se à atividade na escola), inclusive, fará parte da nossa memória legislativa”, destacou a arquivista.


Confira a agenda de visitas da semana

Dia 30 de maio
10h - EMEF Tenente João Pedro Menna Barreto
14h - EMEF Duque de Caxias

Dia 01 de junho
10h - EMEF Julio do Canto
14h - EMEF Padre Nóbrega

Dia 03 de junho
14h - EMEF Martinho Lutero


Texto e foto: Pedro Pavan

Dúvidas, reclamação ou sugestão?

Entre em contato!
Ajude a Melhorar Nossos Serviços Ajude a Melhorar Nossos Serviços