Santa Maria, quinta-feira, 25 de abril de 2024

Comissão de Saúde confere o funcionamento do Samu

• 03/06/2011

Na manhã desta sexta-feira (3), os vereadores Marion Mortari (PP), Maria de Lourdes Castro (PMDB) e Luiz Carlos Fort (PT), integrantes da Comissão de Saúde da Câmara, visitaram a Casa de Saúde. De acordo com o vereador Fort, presidente da Comissão, a visita foi feita com a intenção de verificar a estrutura e o funcionamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu.
Os vereadores foram recebidos pela Irmã Ubaldina Souza e Silva, diretora da Associação Franciscana de Assistência a Saúde, Sefas, e pela médica coordenadora do Samu em Santa Maria, Paula Martinez. Com a implantação do Samu, os atendimentos de urgência e emergência, antes feitos pelos bombeiros, agora é realizado por uma equipe formada por médicos e enfermeiros. A coordenadora do Samu destaca que com o este tipo de atendimento o paciente tem mais chances de chegar estável ao hospital, já que a equipe pode fazer a administração de medicamentos no local do atendimento.
A Casa de Saúde é responsável por uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado, já o Pronto Atendimento do Bairro Patronato coordena duas ambulâncias de suporte básico. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência está em funcionamento na cidade desde o dia 20 de maio, e desde então já foram atendidas mais de 200 chamadas.

Texto e foto: Gabriela Perufo