sexta-feira, 29 de março de 2024

E-mail: assessoriapresidencia@camara-sm.rs.gov.br

Câmara faz entrega da Comenda Chico Mendes

• 07/06/2011

A Câmara de Vereadores de Santa Maria realizou sessão solene, no final da tarde desta terça-feira (7) para a entrega da Comenda Chico Mendes. Criada pelo decreto legislativo 06/2007, a comenda tem o objetivo de homenagear pessoas da municipalidade que se destaquem em ações de defesa do meio ambiente. Quem recebe a honraria em 2011 é o economista formado Rainer Oscar Müller, fundador e diretor executivo da Fundação MO’Ã.
O homenageado milita na causa ambientalista desde 1995, quando, ao lado da esposa, Eleonora Diefenbach, ingressou na Associação Ecológica Parceiros da Natureza (ASEPAN). Em 1997 liderou a criação da fundação MO’Ã – em tupi guarani ‘proteger’ -, liderando também a criação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), sendo seu coordenador durante quatro anos. Idealizou o Projeto Bracatinga – Educação Ambiental em Escolas Rurais da gaúcha de Canela, merecedor do prêmio Associação Rio-Grandense de Fundações 2009 – Categoria Gestão.
O casal Eleonora e Rainer adquiriu uma área de 24 hectares em Itaara, no bioma Mata Atlântica, doando-a a fundação MO’Ã. A área será transformada em Reserva Particular de Patrimônio Nacional (RPPN), para fins específicos de estudos e pesquisas. Rainer também liderou a criação do programa Municipal de Formação Ambiental, Decreto Executivo 150/2009. Assinou um Termo de Cooperação Técnica e Científica entre a Fundação MO’Ã e UFSM, em janeiro deste ano, que vai oportunizar a professores, técnicos e alunos a conhecerem as demandas dos problemas ambientais levantados pela Fundação.
Rainer também participou da formação de um grupo de trabalho que atuará junto com órgãos municipais para a criação de Unidades de Conservação incluindo a discussão de Parques Municipais e uma Área de Preservação Ambiental abrangendo os Municípios de Santa Maria, Itaara e São Martinho da Serra.
Rainer foi saudado pelo vereador Jorge Ricardo Xavier, que destacou a trajetória de engajamento do homenageado nas causas ambientais “queremos parabenizar, em nome de todos os vereadores desta Casa, o exemplo que o senhor Rainer nos dá na defesa e proteção do meio ambiente”.
Em seu pronunciamento, o diretor da Fundação MO’à agradeceu a homenagem e também fez referência especial a esposa “que assumiu comigo essa filosofia de ações em benefício da comunidade”, citou ainda a senhora Regina Pozzobon, “figura importante na criação da Fundação MO’Ô. Parabenizou o vereador Luiz Carlos Fort, autor do projeto de lei que criou a Comenda Chico Mendes. O homenageado também fez referência à personalidade que dá nome à honraria – Chico Mendes: “quem foi Chico Mendes? Um defensor da floresta, que morreu pelo seu amor à natureza”. Em seguida, falou sobre educação e mudança de atitude diante das causas ambientais: “conscientização, iniciativas tomadas agora podem mudar o futuro das próximas gerações. Discute-se muito desenvolvimento econômico, deixando-se de lado o social e o ambiental. Isso é mesmo sustentabilidade? A Academia também deve nos ajudar. Vamos todos melhor o nosso meio.”
Ao encerrando o seu pronunciamento, Rainer citou Gerhard Gilnreiner em sua obra sobre sustentabilidade: "precisamos rever nosso paradigma de felicidade humana. Mais qualidade, menos quantidade. Mais cultura, menos símbolos de status. Mais esporte, menos material esportivo. Mais tempo para as crianças, menos tecnologia de diversão. Mais carinho, menos presentes" e finalizou conclamando: “vamos mudar juntos, Santa Maria”.
A presidente Sandra Rebelato encerrou a sessão solene destacando a honra com que o Poder Legislativo concede a Comenda Chico Mendes ao senhor Rainer Oscar Müller: “somos hóspedes da Terra. Como tal, precisamos cuidar deste espaço para deixarmos que os futuros hóspedes tenham condições de por aqui passar. Rainer,permita-me assim chamá-lo, és um dos hóspedes mais cuidadosos, mais zelosos para com nosso planeta”.

Texto: Beto São Pedro
Fotos: Gabriela Perufo