Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Comissão de Políticas da Câmara se reúne com juíza da VEC

• 13/06/2011

Representada pelos vereadores Admar Pozzobom (presidente), e Joao Kaus, a Comissão de Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania e Assuntos Regionais da Câmara esteve em reunião com a juíza da Vara de Execuções Criminais de Santa Mari, Uda Roberta Schwartz, na manhã desta segunda-feira (13), na sede da VEC, no 3º andar do Fórum de Santa Maria.
Os parlamentares foram até lá para conversar com a magistrada a respeito das reivindicações que a juíza fez, nos últimos dias, sobre a transferência de 53 detentos do Presídio Regional para Penitenciária Estadual, no distrito de Santo Antão. A juíza expôs os problemas do presídio. “A situação do presídio é caótica. Há riscos de incêndio e muita insalubridade. As transferências são extremamente necessárias. Não há motivo para não fazer a realocação dos detentos”, afirmou.
Na segunda-feira passada, dia 6, foi efetivada a transferência de 10 presos, sendo que a determinação ocorreu em 24 de maio, quando a VEC expediu o mandado. Para a juíza, a Penitenciária foi feita justamente para desafogar o Presídio. “A transferência dos 10 presos foi sem risco algum. Fizemos isso por medida de segurança, para evitar uma tragédia maior”.
Os vereadores aproveitaram a ocasião para deixar agendada uma visita ao Presídio Regional, na companhia da juíza. “Convidamos a juíza a visitar o Presídio conosco, e vermos a real situação do local. A comissão precisa estar atenta a essas demandas”, disse o vereador Admar Pozzobom.
A Comissão de Políticas Públicas e Direitos Humanos enviará pedido de reunião/visita ao Presídio para a quarta-feira, dia 22 de junho, com a presença da juíza, e com a Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) da Região.

Texto e foto: Lucian Ceolin