Santa Maria, sexta-feira, 12 de julho de 2024

Caminhada contra maus tratos a idosos é realizada em Santa Maria

• 15/06/2011

Dentro da programação da 2ª Semana Municipal da Não Violência contra a Pessoa Idosa, ocorreu, na manhã desta quarta-feira (15), a Caminhada Contra Maus Tratos e Abusos à Pessoa Idosa. O percurso, feito em cerca de 30 minutos, teve saída da Gare da Viação Férrea com destino até a Praça Saldanha Marinho.
A professora do Serviço Social do Comércio (Sesc), Gicélia Flores, uma das organizadoras da atividade, falou sobre a importância do evento. “A caminhada tem o objetivo de chamar a atenção da população contra a violência ao idoso. Os idosos estão em crescente maioria no mundo todo, e nós devemos combater a violência, tanto verbal como fisicamente”. A dona de casa Tomazia Dornelles, que faz parte de um grupo de 3ª idade da comunidade da Santa Marta, prestigiou o evento e contou que não é a primeira vez que participa de caminhadas. “Já participo há três anos. Eu gosto muito. Faz bem tanto para o corpo como para a mente, além de mostrar que nós, idosos, somos gente. Podemos caminhar, correr, fazer tudo que os jovens fazem”.
A presidente do legislativo, vereadora Sandra Rebelato, autora da lei que instituiu a Semana Municipal da Não-violência Contra a Pessoa Idosa, participou de toda caminhada e, ao final, falou sobre a ocasião. “Nós procuramos chamar a atenção de toda a nossa cidade. Temos a necessidade de cuidar, termos zelo, respeito com os idosos, para que tenham uma vida com dignidade”. Entidades como o grupo de atividades físicas Amigos Para Sempre, e o curso de enfermagem do Centro Universitário Franciscano (Unifra), também participaram da caminhada.
Instituída pela Lei Municipal nº 5222/2009, a Semana é uma promoção do Conselho Municipal do Idoso (Comid), com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Serviço Social do Comércio (SESC), e segue com programação até o dia 21 de Junho.

Texto e foto: Lucian Ceolin