Santa Maria, sexta-feira, 17 de maio de 2024

Ana Amélia elogia Câmara de Santa Maria e destaca papel da imprensa na busca pela transparência

• 06/05/2010

Jornalista e pré-candidata ao senado pelo Partido Progressista nas eleições de 2010, Ana Amélia Lemos esteve esta tarde na cidade para falar sobre transparência nas contas públicas, dentro da programação da Semana da Câmara de Vereadores de Santa Maria. Inicialmente, a palestrante declarou-se feliz por retornar ao parlamento santa-mariense, “que é Casa do Povo, do povo da Boca do Monte de Santa Maria” e também porque na sua composição “há três mulheres, representando três partidos”. E também, como mulher, “por constatar o protagonismo da mulher através destas três vereadoras”.
Ana Amélia elogiou a iniciativa da Câmara pela proposta do tema da transparência, pois com isso está chamando a atenção não só da sociedade para a questão, mas também dos meios de comunicação. Nesse sentido, a jornalista atribuiu um papel significativo aos comunicadores, que fazem chegar à população as informações sobre a forma como são aplicados os recursos públicos. “Sem as informações, a população não pode avaliar a qualidade desses gastos”. Nessa linha, Ana Amélia também elogiou o legislativo santa-mariense, que acaba de lançar seu novo site, com o Portal da Transparência, e por manter no ar a TV Câmara, que também recém inaugurou seu novo estúdio.
Diante da presença de vereadores e prefeitos de cidades da região, a jornalista destacou como importante as parcerias entre Executivo e Legislativo, visto que ambos têm responsabilidades com o destino dos recursos públicos e pairam sobre eles a fiscalização dos organismos competentes “e isso é muito salutar”, salientou.
Ana Amélia também considera muito importante os mecanismos de fiscalização da execução dos orçamentos públicos criados nos últimos anos pelo governo federal, entre eles a Controladoria Geral da União. “São providências extremamente importantes, pois a corrupção existe porque o Brasil é um país pouco auditado”. O próprio Tribunal de Contas da União, segundo ela, em que pese as suas iniciativas de fiscalização, tem uma estrutura insuficiente diante das dimensões continentais do território brasileiro.
Ao apontar tais deficiências do sistema de fiscalização do país, a jornalista voltou a ressaltar o papel da imprensa no contexto, “pois os meios de comunicação levam até as autoridades os possíveis desvios cometidos pelos administradores com os recursos públicos”. Imprensa e povo, segundo ela, têm interesses comuns na busca da transparência.
Dos 33 anos em que trabalhou na RBS TV, Ana Amélia cumpriu 31 deles na sucursal da empresa em Brasília, e, por conta dessa vivência, assegurou que o Rio Grande do Sul pode se orgulhar das suas bancadas na capital da república, tanto na Câmara Federal quanto no Senado. Como exemplo recente dessa qualidade representativa, ela citou o episódio da ação conjunta dos três senadores gaúchos, Pedro Simon, Paulo Paim e Sérgio Zambiasi, para garantir a aprovação no Senado da assinatura do financiamento do Banco Mundial ao Rio Grande do Sul. “Prova de que temos que nos orgulhar da bancada que temos”, assegurou.
Após suas exposições, a palestrante foi questionada pelo público, que lotou as galerias da Sala Coronel Valença. As perguntas a ela encaminhadas giraram na sua maioria em torno das perspectivas da produção primária no estado e no país.

Texto: Beto São Pedro